Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS| *

80

►Vai encarar o ENEM este ano? Inicie os estudos fazendo as provas das edições anteriores. Acesse-as aqui.

►Que tal fazer agora um simulado on-line para o ENEM? Acesse-o aqui (utilize o Chrome preferencialmente).

OBMEP 2017 ... Vamos relembrar a história de 4 jovens que passaram pela OBMEP ? Veja o documentário aqui.

►Conhece o vestibulinho das ETEC's(Escolas Técnicas Estaduais-SP)? Acesse as provas anteriores, cursos e período de inscrição. Mais informações acesse aqui.

►Conheça o SISU - Sistema de Seleção Unificada para o ensino superior / SISUTEC - Sistema de Seleção para a Educação profissional tecnológica do MEC (Ministério da Educação) e saiba como aproveitar a nota do ENEM para ingresso em cursos superiores e técnicos de instituições públicas.

►Conhece o PASUSP? Um importante programa de Avaliação da USP destinado a alunos do 2º e 3º ano do EM da rede pública paulista.


quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Matematicamente Competente


O que significa ser matematicamente competente? De acordo com Wenger (1998) a competência é criada e definida na ação. Assim sendo, os participantes numa comunidade de prática devem ter oportunidades para desenvolver as suas competências, ou seja, (I) ocasiões para aplicar habilidades, criar e partilhar soluções para problemas surgidos ou propostos e tomar decisões quer em pequeno grupo quer em grande grupo; (II) ocasiões para apresentar os seus trabalhos a outros e para sujeitar-se a avaliação crítica; reconhecer diferentes estilos de fazer as coisas e confrontá-los com os seus próprios tirando daí implicações; “criar espaço e disponibilidade que encorajem a expressão da diferença integrando estilos e formas de trabalho diferentes” (Matos, 2003, p. 10); criar espaços para a negociação do significado e desenvolvimento de empreendimentos comuns, (III) envolver artefatos (físicos ou conceituais) que ajudem a desenvolver a competência. Tudo o que Wenger (1998) afirma sobre competência aproxima-se do que se pode ler no Currículo Nacional do Ensino Básico a este respeito.“A competência diz respeito ao processo de ativar recursos (conhecimentos, capacidades, estratégias) em diversos tipos de situações, nomeadamente em situações problemáticas. Por isso não se pode falar de competência sem lhe atribuir algum grau de autonomia em relação ao uso do saber”(Ministério da Educação, 2001, p. 9”). Mas Wenger (1998) afirma que ajudar a sustentar o engajamento é apoiar a formação de comunidades de prática. E a aprendizagem que tem lugar numa comunidade de prática é vista como um aspecto integral da prática, o que é substancialmente diferente de pensar a aprendizagem com o foco analítico no indivíduo como alguém que aprende e da prática engolida por processos e teorias de aprendizagem, que é normalmente o que acontece quando se usa uma abordagem tradicional no ensino da Matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Acesse | Entenda o que é... ★

?

Um movimento que pretende abrir portas importantes para o crescimento do Brasil e dos brasileiros.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬