Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS| *

80

►Vai encarar o ENEM este ano? Inicie os estudos fazendo as provas das edições anteriores. Acesse-as aqui.

►Que tal fazer agora um simulado on-line para o ENEM? Acesse-o aqui (utilize o Chrome preferencialmente).

OBMEP 2017 ... Vamos relembrar a história de 4 jovens que passaram pela OBMEP ? Veja o documentário aqui.

►Conhece o vestibulinho das ETEC's(Escolas Técnicas Estaduais-SP)? Acesse as provas anteriores, cursos e período de inscrição. Mais informações acesse aqui.

►Conheça o SISU - Sistema de Seleção Unificada para o ensino superior / SISUTEC - Sistema de Seleção para a Educação profissional tecnológica do MEC (Ministério da Educação) e saiba como aproveitar a nota do ENEM para ingresso em cursos superiores e técnicos de instituições públicas.

►Conhece o PASUSP? Um importante programa de Avaliação da USP destinado a alunos do 2º e 3º ano do EM da rede pública paulista.


sábado, 29 de agosto de 2009

Multiplicação entre números... De quais números falamos?

Se alguém perguntasse a você: Ao multiplicar dois números, um pelo outro, o resultado é menor ou maior do que os números usados na multiplicação? Muito provavelmente você diria que é maior, ao invés de perguntar: De quais números estamos falando? A resposta está errada, más não se assuste, muita gente diria a mesma coisa. Na maioria das pessoas a concepção de que o resultado de uma multiplicação entre dois números dá sempre, como resultado, um número maior, resulta do fato de associar à multiplicação apenas a adição de parcelas iguais e a concepção limitada de número. No caso dos números racionais maiores que zero e menores que um, isso não acontece. É fundamental que as pessoas compreendam que 0,1, por exemplo é a décima parte do inteiro e que 0,1 multiplicado por 0,1 é a décima parte da décima parte do inteiro e portanto a centésima parte ou seja 0,01 (0,1 x 0,1 = 0,01, o resultado obtido é menor do que os números usados na multiplicação). Isto pode ser concretizado com papel quadriculado ou um outro material, imaginando-se um objeto dividido em dez partes e cada parte dividida em dez partes outra vez. Da mesma forma é possível perceber que 0,1 x 0,3 é um décimo de três décimos que são três centésimos. Este raciocínio pode ser continuado, de forma que os alunos possam compreender, por exemplo,que 0,2 x 0,03 = 0,006. Temos aqui uma simples situação envolvendo a multiplicação e que deve deixar muitos professores de Matemática neste país de cabelos em pé. Como pode existir tantas pessoas com concepções limitadas acerca da multiplicação e dos números ainda?

7 comentários:

  1. professor é o wellington da 7D o senhor é o melhor professor do mundo te amamos muiiiiiiiiiiiiiiiiito e eu acho você muito legale3 gostei do seu bloge e toda mundo da minha casa tanbem

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrs... Obrigado Wellington...Vc tbm é um grande estudante... e essa combinação só pode resultar em muito conhecimento. Abraço pra todos qrido

    ResponderExcluir
  3. obrigado vc professor até qualquer dia wellington

    ResponderExcluir
  4. oiii carlitos haha
    deixa eu te perguntar, como faz pra eu me inscrever no pasusp, e não me diga q é pra ir no site da usp ou da fuvest pq eu ja fui nos dois e num adiantou nada hehehe
    me ajuda ae
    bia (1°c)

    ResponderExcluir
  5. Sylviia do 3°G . É professor esse anoo vai ter trabalho com uma aluna super timida que nao se da muito bem em matematica, mas esta força de vontade de aprender.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Entendido Sylvia... vamos estudar muito qrida!!!

    ResponderExcluir
  7. Um dos melhoores professores que eu jáh tivee, mas é uma pena que é só um ano nhé seoo Carloos!!

    Um professor que coloca todoo mundo pra esudarr.. e éh beem como vc disse:
    " Quem não aguentar pede pra sair! "
    Rsrs .. Te gosto muito Prozinhoo!!

    Jéssica 3° F

    ResponderExcluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.