✽ ✽ ✽ Seja bem-vindo(a). Hoje é ✽ ✽ ✽
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|


★★★

sábado, 29 de agosto de 2009

Multiplicação entre números... De quais números falamos?

Se alguém perguntasse a você: Ao multiplicar dois números, um pelo outro, o resultado é menor ou maior do que os números usados na multiplicação? Muito provavelmente você diria que é maior, ao invés de perguntar: De quais números estamos falando? A resposta está errada, más não se assuste, muita gente diria a mesma coisa. Na maioria das pessoas a concepção de que o resultado de uma multiplicação entre dois números dá sempre, como resultado, um número maior, resulta do fato de associar à multiplicação apenas a adição de parcelas iguais e a concepção limitada de número. No caso dos números racionais maiores que zero e menores que um, isso não acontece. É fundamental que as pessoas compreendam que 0,1, por exemplo é a décima parte do inteiro e que 0,1 multiplicado por 0,1 é a décima parte da décima parte do inteiro e portanto a centésima parte ou seja 0,01 (0,1 x 0,1 = 0,01, o resultado obtido é menor do que os números usados na multiplicação). Isto pode ser concretizado com papel quadriculado ou um outro material, imaginando-se um objeto dividido em dez partes e cada parte dividida em dez partes outra vez. Da mesma forma é possível perceber que 0,1 x 0,3 é um décimo de três décimos que são três centésimos. Este raciocínio pode ser continuado, de forma que os alunos possam compreender, por exemplo,que 0,2 x 0,03 = 0,006. Temos aqui uma simples situação envolvendo a multiplicação e que deve deixar muitos professores de Matemática neste país de cabelos em pé. Como pode existir tantas pessoas com concepções limitadas acerca da multiplicação e dos números ainda?

7 comentários:

  1. professor é o wellington da 7D o senhor é o melhor professor do mundo te amamos muiiiiiiiiiiiiiiiiito e eu acho você muito legale3 gostei do seu bloge e toda mundo da minha casa tanbem

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrs... Obrigado Wellington...Vc tbm é um grande estudante... e essa combinação só pode resultar em muito conhecimento. Abraço pra todos qrido

    ResponderExcluir
  3. obrigado vc professor até qualquer dia wellington

    ResponderExcluir
  4. oiii carlitos haha
    deixa eu te perguntar, como faz pra eu me inscrever no pasusp, e não me diga q é pra ir no site da usp ou da fuvest pq eu ja fui nos dois e num adiantou nada hehehe
    me ajuda ae
    bia (1°c)

    ResponderExcluir
  5. Sylviia do 3°G . É professor esse anoo vai ter trabalho com uma aluna super timida que nao se da muito bem em matematica, mas esta força de vontade de aprender.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Um dos melhoores professores que eu jáh tivee, mas é uma pena que é só um ano nhé seoo Carloos!!

    Um professor que coloca todoo mundo pra esudarr.. e éh beem como vc disse:
    " Quem não aguentar pede pra sair! "
    Rsrs .. Te gosto muito Prozinhoo!!

    Jéssica 3° F

    ResponderExcluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

??????????* Vamos jogar o Tangram? Acesse-o aqui.

*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!

?
Experimente ► 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
?
* Aproveite e conheça nossa história na OBMEP.
?

▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento

0

0

▼ Por onde andei(o) enquanto... ♫ | Link's

ABCÁlgebra e GeometriaAMSANPMaTAoPSBases Matemáticas - UFABCBewisseBNCCBoteco EscolaBrainlyCAE - USPCanvas(Designs)Canvas(Instructure)Cálculo com MapleCálculo com G.A. 1Cálculo com G.A. 2Cálculo ICálculo IICálculo(UnivespTV)Cátedra de Educação Básica - USPCDMC - FGVCentro MatemáticoCIEBCIEBPColeção de questões de MatemáticaComitê Gestor da Internet BRConteúdos Digitais-UFFCF/88(Brasília 2018)Clube de MatemáticaCourseraCurrículo PaulistaCurrículo +CronômetroCrux MathematicorumDesafios da FísicaEducação BaseadaEditora FiEditora Pimenta CulturalEducação e Tecnologias - UFSCARedXEFAP-SPEIOEditor pixlrEMEM(UFSCar)E-CálculoFazGameFebraceGeogebra SPGoConqrGuia da InternetGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaHistória e MatemáticaHistória do ensino da MatemáticaIBGEiea - USPilove PDFIMECCIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiLearncafeLegislação da SEE-SPLD-Matemática-UFSCMAAMalba TahanManifesto dos PioneirosMatematecaMatemática-PTMathwayMathematical EtudesMathematical Intelligencer, TheMatemática em Toda Parte IIMentalidades MatemáticasMatemática na WikipédiaMat/EAD(UFMG)Mestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoodleMoranNIC.brNIEDNiuAlephNoticiário da SBMNovo Ensino Médio - SPNTEM (Lante-UFF)OCMO GeogebraOPMO tamanho do espaçoOutlookPadletPaíses - IBGEPaulo FreirePensando MatematicamentePensamento ComputacionalPhETPISAPlataforma São Paulo - CAEdPoliedros(moldes)População do BrasilPorvirProf. Wilton FilhoProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalQR CodeREMatRevista ParábolaRMURPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaRubem Alves - crônicasSARESP em Revista (*) (**)SketchBookSBEMSBMSobrevivência em CálculoSED - SPSmall pdfTIC na MatemáticaTinyURLTerry TaoUdemyUnesco no Brasil Um livro AbertoUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECWolfram MathWorld WordwallyoucubedZéfiro • ...


?

▼ Seções do Blogue | Acesso Rápido ★

»

?


?