✽ ✽ ✽ Seja bem-vindo(a). Hoje é ✽ ✽ ✽
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|


★★★

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Estudar Matemática : Fazendo exercícios ou resolvendo problemas?

O estudo da Matemática a partir do fazer exercícios, não é mais interessante para formação plena de jovens cidadãos que pretendem participar da sociedade atual de forma produtiva e consciente. Fazer exercícios é necessário más o foco do aprendizado de Matemática não é este. No quadro atual, muitos pais e estudantes não compreendem e/ou resistem a práticas escolares com ênfase na resolução de problemas. Ainda existem muitas pessoas que acreditam nas velhas listas de exercicios chegando a exigir que professores as proponham para seus filhos treinarem. Estudantes quando colocados diante de problemas matemáticos proferem instantaneamente: Como faço isso professor? Qual é a fórmula que se usa? Que conta temos que fazer? O senhor não ensinou isso! (essa é a pior!). Existe um consenso entre os educadores que atualmente o aprender Matemática deve acontecer num ambiente com maior ênfase na resolução de problemas e não apenas resolvendo exercícios, pois com freqüência nos deparamos na vida com problemas e situações que exigem soluções novas, criativas, decisões corretas, etc. Só assim o aluno envolve-se com o "fazer" Matemática no sentido de criar hipóteses, conjecturar e investigar a partir da situação problema proposta.
A diferença entre exercício e problema? O exercício é uma atividade de treinamento que faz uso de alguma habilidade matemática já conhecida pelo estudante, como a aplicação de um algoritmo conhecido, de uma fórmula matemática conhecida, procedimentos memorizados, etc. O exercício envolve só aplicação, reprodução. Problema necessariamente envolve invenção, criação, tomada de decisão, metodologia, etc. É uma situação que o aluno se depara, de pouca ou de muita complexidade e para o qual não tem uma resposta imediata, mas que já possui os meios intelectuais para resolvê-lo. Portanto quando você tiver um problema pra resolver pense nisso. Quem aprende a resolver problemas, toma decisões mais corretas, é mais coerente, criativo, possui sabedoria, raciocínio lógico, autonomia e acima de tudo interfere na sociedade atual de forma produtiva e consciente. Vai um probleminha aí?

7 comentários:

  1. ola professor!! aquele brinquedo de 27 cubinhos não se chama TANGRAM ESPACIAL mas sim cubu soma!!

    ResponderExcluir
  2. Qual a diferença de:

    (-3)elevado a 2 =
    e
    -3 elevado a 2 =

    Resposta:

    ResponderExcluir
  3. (-3) elevado a 2 é igual a (-3).(-3) = +9 e
    -3 elevado a 2 é igual a - 3.3 = -9

    Ok?

    ResponderExcluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

??????????* Vamos jogar o Tangram? Acesse-o aqui.

*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!

?
Experimente ► 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
?
* Aproveite e conheça nossa história na OBMEP.
?

▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento

0

0

▼ Por onde andei(o) enquanto... ♫ | Link's

ABCÁlgebra e GeometriaAMSANPMaTAoPSBases Matemáticas - UFABCBewisseBNCCBoteco EscolaBrainlyCAE - USPCanvas(Designs)Canvas(Instructure)Cálculo com MapleCálculo com G.A. 1Cálculo com G.A. 2Cálculo ICálculo IICálculo(UnivespTV)Cátedra de Educação Básica - USPCDMC - FGVCentro MatemáticoCIEBCIEBPColeção de questões de MatemáticaComitê Gestor da Internet BRConteúdos Digitais-UFFCF/88(Brasília 2018)Clube de MatemáticaCourseraCurrículo PaulistaCurrículo +CronômetroCrux MathematicorumDesafios da FísicaEducação BaseadaEditora FiEditora Pimenta CulturalEducação e Tecnologias - UFSCARedXEFAP-SPEIOEditor pixlrEMEM(UFSCar)E-CálculoFazGameFebraceGeogebra SPGoConqrGuia da InternetGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaHistória e MatemáticaHistória do ensino da MatemáticaIBGEiea - USPilove PDFIMECCIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiLearncafeLegislação da SEE-SPLD-Matemática-UFSCMAAMalba TahanManifesto dos PioneirosMatematecaMatemática-PTMathwayMathematical EtudesMathematical Intelligencer, TheMatemática em Toda Parte IIMentalidades MatemáticasMatemática na WikipédiaMat/EAD(UFMG)Mestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoodleMoranNIC.brNIEDNiuAlephNoticiário da SBMNovo Ensino Médio - SPNTEM (Lante-UFF)OCMO GeogebraOPMO tamanho do espaçoOutlookPadletPaíses - IBGEPaulo FreirePensando MatematicamentePensamento ComputacionalPhETPISAPlataforma São Paulo - CAEdPoliedros(moldes)População do BrasilPorvirProf. Wilton FilhoProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalQR CodeREMatRevista ParábolaRMURPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaRubem Alves - crônicasSARESP em Revista (*) (**)SketchBookSBEMSBMSobrevivência em CálculoSED - SPSmall pdfTIC na MatemáticaTinyURLTerry TaoUdemyUnesco no Brasil Um livro AbertoUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECWolfram MathWorld WordwallyoucubedZéfiro • ...


?

▼ Seções do Blogue | Acesso Rápido ★

»

?


?