Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS| *

80

Vai encarar o ENEM este ano? Inicie os estudos fazendo as provas das edições anteriores. Acesse-as aqui.

Que tal fazer agora um simulado on-line para o ENEM? Acesse-o aqui (utilize o Chrome preferencialmente).

OBMEP 2017 ... Vamos relembrar a história de 4 jovens que passaram pela OBMEP ? Veja o documentário aqui.

Conhece o vestibulinho das ETEC's(Escolas Técnicas Estaduais-SP)? Acesse as provas anteriores, cursos e período de inscrição. Mais informações acesse aqui.

Conheça o SISU - Sistema de Seleção Unificada para o ensino superior / SISUTEC - Sistema de Seleção para a Educação profissional tecnológica do MEC (Ministério da Educação) e saiba como aproveitar a nota do ENEM para ingresso em cursos superiores e técnicos de instituições públicas.

Conhece o PASUSP? Um importante programa de Avaliação da USP destinado a alunos do 2º e 3º ano do EM da rede pública paulista.


sexta-feira, 16 de julho de 2010

E assim nasceu a Geometria...

Na literatura sobre a Matemática, poucas são as obras que se destacam como indispensáveis em importância, valor cultural e histórico na formação contemporânea daqueles que estudam, aprendem e ensinam a ciência de Al Kharismi, Euclides, Pitágoras, Descartes, Pascal, Newton, Leibnitz, Euler, Lagrange, entre outros. Quem já leu sabe que a obra de Bento de Jesus Caraça, “Conceitos Fundamentais da Matemática”, ocupa um lugar de grande destaque não só pelo esforço para ensinar o pensamento matemático, más também por despertar naqueles que a lêem, a curiosidade pela Matemática e vencer o medo que em alguns tanto desperta. No entanto não venho aqui falar especificamente do livro e sim de um trecho historicamente curioso, entre os tantos, um que nos descreve a origem da Geometria:

“ Heródoto (o pai da História) historiador grego que viveu no século V antes de Cristo, ao fazer a história dos egípcios no livro II (Euterpe) das suas histórias, refere-se deste modo às origens da Geometria:

Disseram-me que este rei (Sesóstris) tinha repartido todo o Egito entre os egípcios, e que tinha dado a cada um uma porção igual e retangular de terra, com obrigação de pagar por ano um certo tributo. Que se a porção de algum fosse diminuída pelo rio (Nilo), ele fosse procurar o rei e lhe expusesse o que tinha acontecido à sua terra. Que ao mesmo tempo o rei enviava medidores ao local e fazia medir a terra, a fim de saber de quanto ela estava diminuída e de só fazer pagar o tributo conforme o que tivesse ficado de terra. Eu creio que foi daí que nasceu a Geometria e que depois ela passou aos gregos.

Como se vê, as relações do individuo para com o Estado com base na propriedade, impuseram cedo (Sesóstris viveu provavelmente há perto de 4000 anos) a necessidade da expressão numérica da medição...”

É interessante e curioso saber que esse importante ramo da Matemática, a Geometria (para mim o mais belo), está em sua origem relacionada à cobrança de impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.