Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|

domingo, 22 de agosto de 2010

O cinco

O livro As maravilhas da Matemática, de Malba Tahan, está cheio de curiosidades. Hoje vou destacar só uma e que está relacionada ao número cinco: Lá diz que: “Teodoro da Sicília, escritor religioso, que viveu no século IV, afirmava que o número cinco devia representar o mundo porque cinco eram os elementos encontrados na formação do Universo: terra, água, ar, fogo e éter. A relação entre esses elementos fundamentais e o número que os totalizava já havia levado Plutarco (46-120) a concluir que o vocábulo grego penta (cinco) derivava de pent, que significava tudo. A deusa Juno, que presidia o matrimônio (segundo Pitágoras), mantinha sob valiosa proteção o número cinco. Pois exprime esse número, na sua concepção mais simples, a união do número dois (feminino) com o número três (masculino) que indica o número do matrimônio. No mesmo livro comenta-se a própria evolução do algarismo cinco que é curiosa. Observe o algarismo 5, em sua forma, desde o ano 950 até 1706 (século XVIII), quando apareceu com a forma que tem atualmente.



No ano 1230 (século XIII) o cinco parecia um quatro deformado, como se vê no 3° algarismo da linha. Os calculistas foram, depois, pouco a pouco, modificando o algarismo até a última forma que ficou definitiva, e que parece, realmente, a mais simples e mais simpática. Observa-se também que no triângulo retângulo, cujos catetos medem respectivamente 3 e 4 unidades, tem a hipotenusa igual a cinco unidades. Esse triângulo importante e famoso na história da Matemática, para os pitagóricos, era o triângulo nupcial. Os árabes muçulmanos também conferem ao número cinco um alto valor teológico, pois, na religião muçulmana, cinco são as preces que o crente é obrigado a proferir todos os dias. O cinco é mesmo um numero curioso, na geometria temos os 5 poliedros regulares e convexos (esses aí na lateral do blog) ou conhecidos também como poliedros de Platão: Tetraedro, Hexaedro, Octaedro, Dodecaedro e Icosaedro. E já que estamos a destacar as coisas místicas ou curiosas associadas ao número 5, já observou que no quadrado mágico mais simples que também era utilizado como amuleto contra doenças e outras coisas, contempla 8 soluções possíveis sempre com o cinco na casa central. Eu vou sair deste post com o cinco pendurado no pescoço. Bom e por que não falar também do π (pi). Um número que está associado a beleza e cujo quinto algarismo da constante π=3,1415926536... é o próprio número 5 (bem justo não acha?). E os dedos da mão? E os cinco vértices do pentágono obtido quando ligamos os pontos extremos do corpo humano: cabeça, mãos e pés. Antes de terminar só mais uma perguntinha:


Existe um único número que expressa exatamente a quantidade de letras que o denomina. Que número é esse?

Se você conhece ou lembrar de mais alguma curiosidade envolvendo o número cinco fique a vontade e comente.

3 comentários:

  1. Olá Carlos. Agradeço seu comentário feito em meu blog, por todos os elogios. Obrigado! Não conhecia seu blog e a partir de agora passei a segui-lo e ficarei por dentro de seus posts! Não consegui ler tudo o que tem por aqui, mas aos poucos vou me atualizando.

    Eu fiz Licenciatura na FIG da Vila Rosásia (inclusive moro perto). No momento não dou aulas, trabalho numa empresa de Tecnologia onde fabricamos computadores de bordo. Mas ainda penso em lecionar, espero que consiga em breve!.

    Fico a sua disposição.

    Um forte abraço!!

    Kleber

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Kleber,

    Como professor o tempo é bem curtinho... o que me permite escrever 1 post's por mês e sempre que possível visitar bons blogs como o seu. Sua presença por aqui será muito bem vinda.

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  3. Sobre o post... ou melhor sobre o cinco, podemos afirmar que: "Não existe nenhum número primo que termine em 5 , exceto o próprio 5. (o_o)

    ResponderExcluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor* como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.

▼ Mosaico | Link's ★

Álgebra e GeometriaBNCCBases Matemáticas - UFABCCálculo com MapleCálculo I - UFF Cálculo(UnivespTV)Centro MatemáticoColetânea MatemáticaConteúdos DigitaisCourseraCPU-UFJFCurrículo +Clube de MatemáticaEducação BaseadaEMEM(UFSCar)E-CálculoMathematical EtudesGeogebra SPGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiMalba TahanLD-Matemática-UFSCMatematecaMatemática-PT Mathway Matemática-FGVMatemática em Toda Parte IIMat/EAD(UFMG)MathematikosMestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoranNiuAlephNTEM (Lante-UFF)Paulo FreirePoliedros(moldes)Poliedros-IFPorvirProficiênciaProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalTIC na MatemáticaREARevista OIMRPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaSBEMSBMSobrevivência em CálculoUnesco no Brasil Um livroUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECZéfiroZKWolfram MathWorld

▼ Postagens mais visitadas ★

*O Portal da Matemática OBMEP oferece, gratuitamente, a todos os estudantes do país materiais relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!