✽ ✽ ✽ Seja bem-vindo(a). Hoje é ✽ ✽ ✽
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|


★★★

domingo, 24 de outubro de 2010

O plano de Descartes

A localização de um ponto no mapa, a construção de um gráfico, a localização de objetos no espaço, a descrição de uma reta por meio de equações, o deslocamento de objetos numa superfície, etc. são questões práticas que podem ser resolvidas com o Sistema de coordenadas cartesianas ou Referencial cartesiano ou ainda, conhecido como Plano cartesiano. Criado por René Descartes, o plano de Descartes é um sistema formado por dois eixos (retas numéricas), perpendiculares entre si (que forma ângulo de 90º), tendo a origem comum no ponto de intersecção entre os dois eixos. Esses eixos dividem o plano em quatro regiões que chamamos de quadrantes:
O eixo horizontal ou eixo dos valores para x é denominado de eixo das abscissas e o eixo vertical ou eixo dos valores para y é denominado de eixo das ordenadas. Quando os pontos nos eixos estão numerados, é possível identificarmos a orientação simplesmente pelos números contidos, mas o correto é termos uma seta na direita do eixo x e outra no topo do eixo y, indicando assim a orientação positiva das retas. Portanto as setas tem a função de indicar em que sentido crescem os números que seus pontos representam, ou seja, entre dois pontos localizados no eixo x, por exemplo, se a seta aponta para a direita a abscissa do ponto que esta a direita é maior do que a abscissa do ponto que está a esquerda, qualquer que seja o ponto.
A localização de um ponto P(x ; y) no plano cartesiano é feita através das coordenadas abscissa e ordenada, nesta ordem. A ordem das coordenadas de um ponto P no par ordenado é simplesmente convencional. Para garantir uma interpretação única, combinou-se que a abscissa seria o 1º elemento do par e a ordenada seria o 2º elemento. Desse modo, os pontos P(3 , -2) e Q(-2 , 3) são pontos distintos, localizados em diferentes quadrantes no plano.

Outra convenção é que um ponto no plano será sempre indicado com letra maiúscula. Para finalizar vale o lembrete aos alunos que colocam a seta nos dois sentidos do eixo numérico argumentando que o motivo é devido a reta ser infinita para a direita e infinita para a esquerda, isso não é certo. ok!

Um comentário:

  1. É isso aí prof... os eixos são orientados (tem direção e sentido (rsrsrs) vi na facu!!!! e parabéns pelo blog... no meu tempo não tinha disso né?

    Abi

    ResponderExcluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

??????????* Vamos jogar o Tangram? Acesse-o aqui.

*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!

?
Experimente ► 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
?
* Aproveite e conheça nossa história na OBMEP.
?

▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento

0

0

▼ Por onde andei(o) enquanto... ♫ | Link's

ABCÁlgebra e GeometriaAMSANPMaTAoPSBases Matemáticas - UFABCBewisseBNCCBoteco EscolaBrainlyCAE - USPCanvas(Designs)Canvas(Instructure)Cálculo com MapleCálculo com G.A. 1Cálculo com G.A. 2Cálculo ICálculo IICálculo(UnivespTV)Cátedra de Educação Básica - USPCDMC - FGVCentro MatemáticoCIEBCIEBPColeção de questões de MatemáticaComitê Gestor da Internet BRConteúdos Digitais-UFFCF/88(Brasília 2018)Clube de MatemáticaCourseraCurrículo PaulistaCurrículo +CronômetroCrux MathematicorumDesafios da FísicaEducação BaseadaEditora FiEditora Pimenta CulturalEducação e Tecnologias - UFSCARedXEFAP-SPEIOEditor pixlrEMEM(UFSCar)E-CálculoFazGameFebraceGeogebra SPGoConqrGuia da InternetGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaHistória e MatemáticaHistória do ensino da MatemáticaIBGEiea - USPilove PDFIMECCIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiLearncafeLegislação da SEE-SPLD-Matemática-UFSCMAAMalba TahanManifesto dos PioneirosMatematecaMatemática-PTMathwayMathematical EtudesMathematical Intelligencer, TheMatemática em Toda Parte IIMentalidades MatemáticasMatemática na WikipédiaMat/EAD(UFMG)Mestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoodleMoranNIC.brNIEDNiuAlephNoticiário da SBMNovo Ensino Médio - SPNTEM (Lante-UFF)OCMO GeogebraOPMO tamanho do espaçoOutlookPadletPaíses - IBGEPaulo FreirePensando MatematicamentePensamento ComputacionalPhETPISAPlataforma São Paulo - CAEdPoliedros(moldes)População do BrasilPorvirProf. Wilton FilhoProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalQR CodeREMatRevista ParábolaRMURPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaRubem Alves - crônicasSARESP em Revista (*) (**)SketchBookSBEMSBMSobrevivência em CálculoSED - SPSmall pdfTIC na MatemáticaTinyURLTerry TaoUdemyUnesco no Brasil Um livro AbertoUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECWolfram MathWorld WordwallyoucubedZéfiro • ...


?

▼ Seções do Blogue | Acesso Rápido ★

»

?


?