✽ ✽ ✽ Seja bem-vindo(a). Hoje é ✽ ✽ ✽
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|


★★★

domingo, 21 de novembro de 2010

Polígono convexo?

A equação que relaciona o número de lados ( n ) e o número de diagonais ( d ) de um polígono convexo qualquer é:
Essa equação nos permite descobrir qual é a quantidade de diagonais que um polígono possui sem ter que contar uma a uma. Más o que é mesmo um polígono convexo?

Polígono é uma linha fechada e formada por segmentos de reta ou lados, onde cada lado tem apenas um ponto comum com o lado anterior e com o seguinte, mas não com os demais.

Intuitivamente, a ideia de convexo está associada a de não ser concavo, ou seja de não ter cavidades. Primeiro vamos definir figura plana convexa como sendo a região r, parte de uma superfície plana, limitada pela própria figura, onde quaisquer dois pontos X e Y dessa região tem o segmento de reta XY inteiramente contido em r. Veja:
Observando a ilustração, temos as 2 primeiras regiões(da esquerda para direita), figuras planas convexas e as 3 seguintes, figuras planas e não-convexas. Observe também que a 2ª e a 5ª região não correspondem a polígonos, más foram usadas para dar a ideia de convexidade.
Um polígono diz-se convexo quando a região por ele limitada é uma figura plana convexa. A partir da qual concluímos que toda diagonal de um polígono convexo está inteiramente contida na região por ele limitada e que um polígono convexo possui todos os ângulos internos com medida menor que 180°. Só por curiosidade existe algum polígono que o número* de lados é igual ao número de diagonais?
* Veja o post "O Cinco" do mês de agosto/2010

9 comentários:

  1. obrigado conseguir o que eu queria

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por ter ajudado.
    Prof Carlos

    ResponderExcluir
  3. não me serviu para nada !!!
    péssima informação hein ???
    tchau, muito obrigado por nada professor Carlos Renato.

    ResponderExcluir
  4. Bom... Desculpe-me.

    Prof. Carlos

    ResponderExcluir
  5. Nossa só um anônimo para ser tão arrogante e indelicado.. obrigado prof. Carlos, como profa. de História não sei nada de matemática, mas agora como pedagoga preciso me atualizar.

    ResponderExcluir
  6. Olá Prof. Claudia,

    Seja bem vinda por aqui... essas coisas as vezes acontecem. Aqui podemos compartilhar, aprender(História, Matemática,...), escrever um pouco sobre nossas experiências como educadores, etc. É um lugar de encontros. Espero que apareça sempre e obrigado pelo comentário.

    Prof. Carlos

    ResponderExcluir
  7. Voces ajudaram muito no trabalhooooooo XD, origada *-*

    ResponderExcluir
  8. a que não fala o que e polígonos convexos

    ResponderExcluir
  9. esse post não me ajudou muito...

    ResponderExcluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

??????????* Vamos jogar o Tangram? Acesse-o aqui.

*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!

?
Experimente ► 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
?
* Aproveite e conheça nossa história na OBMEP.
?

▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento

0

0

▼ Por onde andei(o) enquanto... ♫ | Link's

ABCÁlgebra e GeometriaAMSANPMaTAoPSBases Matemáticas - UFABCBewisseBNCCBoteco EscolaBrainlyCAE - USPCanvas(Designs)Canvas(Instructure)Cálculo com MapleCálculo com G.A. 1Cálculo com G.A. 2Cálculo ICálculo IICálculo(UnivespTV)Cátedra de Educação Básica - USPCDMC - FGVCentro MatemáticoCIEBCIEBPColeção de questões de MatemáticaComitê Gestor da Internet BRConteúdos Digitais-UFFCF/88(Brasília 2018)Clube de MatemáticaCourseraCurrículo PaulistaCurrículo +CronômetroCrux MathematicorumDesafios da FísicaEducação BaseadaEditora FiEditora Pimenta CulturalEducação e Tecnologias - UFSCARedXEFAP-SPEIOEditor pixlrEMEM(UFSCar)E-CálculoFazGameFebraceGeogebra SPGoConqrGuia da InternetGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaHistória e MatemáticaHistória do ensino da MatemáticaIBGEiea - USPilove PDFIMECCIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiLearncafeLegislação da SEE-SPLD-Matemática-UFSCMAAMalba TahanManifesto dos PioneirosMatematecaMatemática-PTMathwayMathematical EtudesMathematical Intelligencer, TheMatemática em Toda Parte IIMentalidades MatemáticasMatemática na WikipédiaMat/EAD(UFMG)Mestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoodleMoranNIC.brNIEDNiuAlephNoticiário da SBMNovo Ensino Médio - SPNTEM (Lante-UFF)OCMO GeogebraOPMO tamanho do espaçoOutlookPadletPaíses - IBGEPaulo FreirePensando MatematicamentePensamento ComputacionalPhETPISAPlataforma São Paulo - CAEdPoliedros(moldes)População do BrasilPorvirProf. Wilton FilhoProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalQR CodeREMatRevista ParábolaRMURPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaRubem Alves - crônicasSARESP em Revista (*) (**)SketchBookSBEMSBMSobrevivência em CálculoSED - SPSmall pdfTIC na MatemáticaTinyURLTerry TaoUdemyUnesco no Brasil Um livro AbertoUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECWolfram MathWorld WordwallyoucubedZéfiro • ...


?

▼ Seções do Blogue | Acesso Rápido ★

»

?


?