✽ ✽ ✽ Seja bem-vindo(a). Hoje é ✽ ✽ ✽
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|


★★★

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O quadrado dos números "a5" e o cálculo mental

Já percebeu que o quadrado de qualquer número de 2 algarismos ou mais, que termina em 5, termina em 25? Pois é... isso é um fato. Vejamos alguns exemplos: 25² = 25 ∙ 25 = 625 ; 35² = 35 ∙ 35 = 1225 e 105² = 105 ∙ 105 = 11025. Percebeu agora? Todos possuem na posição da dezena o 2 e na unidade o 5. Mais curioso ainda é saber que podemos calcular com facilidade e mentalmente o quadrado de qualquer número que termina em cinco. Observe a ilustração:
Entendeu? Agora ficou fácil calcularmos 65². Basta multiplicarmos o 6 (das dezenas) pelo seu inteiro consecutivo, que é o 7. Escrever a resposta 42 e terminar com 25. Assim 65² = 4225. Más será que esse artifício funciona para qualquer número, de dois ou mais algarismos, terminado em 5? Funciona e podemos comprovar utilizando o quadrado da soma de dois termos: (x+y)² = x² + 2xy + y². veja:
Primeiro representamos um número qualquer de dois algarismos terminado em 5 assim:

a5 = 10a + 5 , (pois o a está ocupando a posição da dezena)


Vamos elevar ao quadrado esse número:


(10a + 5)² = 10².a² + 2.10a.5 + 5²


(10a + 5)² = 100a² + 100a + 25


(10a + 5)² = 100.a.(a + 1) + 25

Assim:

Nos exemplos, o caso do 105², podemos considerar o a = 10. A aritmética e as operações estão cheias de situações ou regras como essa e que permitem facilitar os cálculos. É um oceano a ser (re)descoberto. Conhece mais alguma?

2 comentários:

  1. bom dia ,eu estou na 7ºsérie e estou fazendo um trabalho (de números que terminam em 5 e cálculo mental), e esse site me ajudou muito gostei das ideias. esse site me ensentivou a gostar mais de matemática , depois que a minha professora passou este trabalho,eu se enterecei cada vez mais os meus compromissos, gosto bastante de matemática mihas amigas ficam falando pra eu parar de estudar só q não connsigo adoro estudar só muito rigida com essas coisas de trabalho gosto de ganhar as melhores notas.
    Bom esse e meu comentario ! gostei muito desse site .

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz... Seja bem vinda qrida(anônima)... aproveite!!

    ResponderExcluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

??????????* Vamos jogar o Tangram? Acesse-o aqui.

*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!

?
Experimente ► 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
?
* Aproveite e conheça nossa história na OBMEP.
?

▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento

0

0

▼ Por onde andei(o) enquanto... ♫ | Link's

ABCÁlgebra e GeometriaAMSANPMaTAoPSBases Matemáticas - UFABCBewisseBNCCBoteco EscolaBrainlyCAE - USPCanvas(Designs)Canvas(Instructure)Cálculo com MapleCálculo com G.A. 1Cálculo com G.A. 2Cálculo ICálculo IICálculo(UnivespTV)Cátedra de Educação Básica - USPCDMC - FGVCentro MatemáticoCIEBCIEBPColeção de questões de MatemáticaComitê Gestor da Internet BRConteúdos Digitais-UFFCF/88(Brasília 2018)Clube de MatemáticaCourseraCurrículo PaulistaCurrículo +CronômetroCrux MathematicorumDesafios da FísicaEducação BaseadaEditora FiEditora Pimenta CulturalEducação e Tecnologias - UFSCARedXEFAP-SPEIOEditor pixlrEMEM(UFSCar)E-CálculoFazGameFebraceGeogebra SPGoConqrGuia da InternetGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaHistória e MatemáticaHistória do ensino da MatemáticaIBGEiea - USPilove PDFIMECCIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiLearncafeLegislação da SEE-SPLD-Matemática-UFSCMAAMalba TahanManifesto dos PioneirosMatematecaMatemática-PTMathwayMathematical EtudesMathematical Intelligencer, TheMatemática em Toda Parte IIMentalidades MatemáticasMatemática na WikipédiaMat/EAD(UFMG)Mestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoodleMoranNIC.brNIEDNiuAlephNoticiário da SBMNovo Ensino Médio - SPNTEM (Lante-UFF)OCMO GeogebraOPMO tamanho do espaçoOutlookPadletPaíses - IBGEPaulo FreirePensando MatematicamentePensamento ComputacionalPhETPISAPlataforma São Paulo - CAEdPoliedros(moldes)População do BrasilPorvirProf. Wilton FilhoProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalQR CodeREMatRevista ParábolaRMURPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaRubem Alves - crônicasSARESP em Revista (*) (**)SketchBookSBEMSBMSobrevivência em CálculoSED - SPSmall pdfTIC na MatemáticaTinyURLTerry TaoUdemyUnesco no Brasil Um livro AbertoUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECWolfram MathWorld WordwallyoucubedZéfiro • ...


?

▼ Seções do Blogue | Acesso Rápido ★

»

?


?