Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS| *

80

►Vai encarar o ENEM este ano? Inicie os estudos fazendo as provas das edições anteriores. Acesse-as aqui.

►Que tal fazer agora um simulado on-line para o ENEM? Acesse-o aqui (utilize o Chrome preferencialmente).

OBMEP 2017 ... Vamos relembrar a história de 4 jovens que passaram pela OBMEP ? Veja o documentário aqui.

►Conhece o vestibulinho das ETEC's(Escolas Técnicas Estaduais-SP)? Acesse as provas anteriores, cursos e período de inscrição. Mais informações acesse aqui.

►Conheça o SISU - Sistema de Seleção Unificada para o ensino superior / SISUTEC - Sistema de Seleção para a Educação profissional tecnológica do MEC (Ministério da Educação) e saiba como aproveitar a nota do ENEM para ingresso em cursos superiores e técnicos de instituições públicas.

►Conhece o PASUSP? Um importante programa de Avaliação da USP destinado a alunos do 2º e 3º ano do EM da rede pública paulista.


domingo, 27 de fevereiro de 2011

Propriedades ... das operações

A ordem das parcelas não altera a soma” (Fig. 1). “A raiz de um quociente é igual ao quociente das raízes do dividendo e do divisor”(Fig. 2). “O produto de potências de mesma base pode ser reduzido a uma só potência somando-se os expoentes” (Fig. 3) e tantas outras propriedades das operações que aprendemos na educação básica são importantes ferramentas da Matemática e que devem ser observadas pelo estudante como estratégias para facilitar os cálculos.
Consultando o dicionário Aurélio, lá diz: pro.pri:e.da.de sf. 1. Qualidade de próprio. 2. Qualidade especial; particularidade 3. Emprego apropriado de linguagem. Na Matemática, conhecer as propriedades operatórias pode ajudar você a sair de situações às vezes bastante complicadas. Vejamos uma:
Vamos resolver essa situação:
Observe que os dois radicais são números irracionais (A forma decimal é infinita e não possui período) e, portanto não é conveniente extrair suas raízes quadradas. Mais uma vez vamos apelar para uma propriedade operatória:
Considerando as operações que estudamos na educação básica: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação e logaritmação, etc. existem muitas outras propriedades operatórias. Pesquise-as e faça uma lista.

Um comentário:

  1. Olá professora. Nós da União dos Blogs de Matemática (UBM), estamos lhe convidando para ser uma filiada do nosso blog. Para isso,você deve ser seguidora da UBM, escolher e instalar um selo e fazer um post de divulgação. Saiba mais em

    http://ubmatematica.blogspot.com/

    Att.
    Prof. Paulo Sérgio

    ResponderExcluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.