Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|

sábado, 28 de maio de 2011

Qual é o segredo?

Você já deve ter visto um cadeado de segredo, que não precisa chave, do tipo que está ao lado, ele possui engrenagens, cada uma contendo todos os algarismos de 0 a 9. Para destravar esse tipo de cadeado, os algarismos do segredo devem ser colocados numa sequência pré determinada, escolhendo-se um algarismo em cada engrenagem. Num cadeado com 3 engrenagens, por exemplo, podemos ter a sequência: 247 ou 378 ou 093, e a sequência correta permite destravar o cadeado. O problema é quando não sabemos a sequência e por algum motivo justo precisamos abrir o cadeado. Quantas são as possibilidades diferentes que existem para a escolha do segredo? Qual é a probabilidade (ou chance) que temos, ao acaso, de conseguirmos abrir esse cadeado?
Situações como essas que envolvem possibilidades e o acaso despertaram as atenções dos homens desde a antiguidade. Um dos primeiros trabalhos impressos (Summa) a respeito do tema, apareceu no final do século XV. Nele, o italiano Luca Pacioli analisava a distribuição mais justa das apostas num jogo de azar denominado “Problema dos pontos”. No século XVI o também italiano Girolamo Cardano (1526) indicava regras para se calcular a probabilidade (a chance) de se obter certo resultado no lançamento de um dado. Meio século depois, Galileu (c. 1590) fazia análise parecida, mas para o lançamento de 3 dados simultaneamente. No entanto, devemos mesmo a Blaise Pascal e Pierre de Fermat, já em meados do século XVII, a criação formal da teoria matemática da probabilidade. A partir de então, os estudos envolvendo probabilidade se desenvolveram graças as contribuições de Bernoulli, De Moivre, Euler, Laplace, Gauss entre outros. Más voltemos a nossa questão: Qual a probabilidade que temos de ao acaso conseguirmos abrir esse cadeado? Vamos considerar um cadeado com 3 engrenagens e considerar também, que abc é a sequência de algarismos que abre o cadeado. Existem:

10 possibilidades de escolha para o algarismo a (0, 1, 2, 3, ... , 9)
10 possibilidades de escolha para o algarismo b
10 possibilidades de escolha para o algarismo c

Pelo princípio multiplicativo temos 10×10×10 = 1000 possibilidades diferentes de formar a sequência, e, portanto a probabilidade de acertamos ao acaso a sequência correta que destrava o cadeado é 1/1000 ( uma em mil ). Bom... agora, se você não souber a seqüência correta (e espero que não seja um cadeado de 4 engrenagens ou mais). Pegue um dia daqueles que você não tem nada pra fazer e vá tentando... Depois (da trabalheira), anote ou associe o segredo a algo para nunca mais esquecer e ter que agir dessa forma.
_____________

2 comentários:

  1. Ah que ótimo! Tenho um de 5 engrenagens aqui, e eu perdi a senha D: UAHSUAHSUAHS'
    Talvez quando eu me aposentar e tiver bastante tempo e paciência, eu me aventure nessa... Enquanto isso ele ficará guardado, não servindo pra nada mesmo :p

    Adorei o post Fessor... E o blog tá cada vez melhor ;D
    Todos os "parabéns" do mundo!
    Bjbj ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Nathália!!!( Surpreendeu danada )Feliz por te encontrar aqui. Bom...vamos lá... 5 engrenagens!? 10.10.10.10.10 = 100 000 possibilidades... e muita fé. Más vc é paz+ciente por natureza. Agora vamos combinar... se aposentar? Algo muito, muito distante da sua beleza jovial e neste instante... eu diria, IMPROVÁVEL. BJO Linda ♥²

    ResponderExcluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor* como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.

▼ Mosaico | Link's ★

Álgebra e GeometriaBNCCBases Matemáticas - UFABCCálculo com MapleCálculo I - UFF Cálculo(UnivespTV)Centro MatemáticoColetânea MatemáticaConteúdos DigitaisCourseraCPU-UFJFCurrículo +Clube de MatemáticaEducação BaseadaEMEM(UFSCar)E-CálculoMathematical EtudesGeogebra SPGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiMalba TahanLD-Matemática-UFSCMatematecaMatemática-PT Mathway Matemática-FGVMatemática em Toda Parte IIMat/EAD(UFMG)MathematikosMestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoranNiuAlephNTEM (Lante-UFF)Paulo FreirePoliedros(moldes)Poliedros-IFPorvirProficiênciaProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalTIC na MatemáticaREARevista OIMRPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaSBEMSBMSobrevivência em CálculoUnesco no Brasil Um livroUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECZéfiroZKWolfram MathWorld

▼ Postagens mais visitadas ★

*O Portal da Matemática OBMEP oferece, gratuitamente, a todos os estudantes do país materiais relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!