Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS| *

80

►Vai encarar o ENEM este ano? Inicie os estudos fazendo as provas das edições anteriores. Acesse-as aqui.

►Que tal fazer agora um simulado on-line para o ENEM? Acesse-o aqui (utilize o Chrome preferencialmente).

OBMEP 2017 ... Vamos relembrar a história de 4 jovens que passaram pela OBMEP ? Veja o documentário aqui.

►Conhece o vestibulinho das ETEC's(Escolas Técnicas Estaduais-SP)? Acesse as provas anteriores, cursos e período de inscrição. Mais informações acesse aqui.

►Conheça o SISU - Sistema de Seleção Unificada para o ensino superior / SISUTEC - Sistema de Seleção para a Educação profissional tecnológica do MEC (Ministério da Educação) e saiba como aproveitar a nota do ENEM para ingresso em cursos superiores e técnicos de instituições públicas.

►Conhece o PASUSP? Um importante programa de Avaliação da USP destinado a alunos do 2º e 3º ano do EM da rede pública paulista.


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Que raios de bicicleta são esses?

  Hoje vou falar de um prazer que tenho e ando deixando de lado sem querer... pedalar. Até hoje não entendo como pode existir pessoas que nunca experimentaram o equilíbrio sobre essas 2 rodas. Gosto também das bicicletas, de sua geometria e tenho certeza que cada uma tem um valor histórico e artístico. Tenho a minha (uma speed sundown columbus 14 velocidades) e sempre que posso (menos do que gostaria) dou minhas voltas. Se você nunca pedalou não imagina o que está perdendo. Os primeiros desenhos que representam a ideia de bicicleta que conhecemos hoje, ocorreram em projetos do grande inventor italiano Leonardo da Vinci, por volta de 1490. Só no final do século XIX a bicicleta chega ao Brasil vinda da Europa e os primeiros relatos de sua existência em território tupiniquim aconteceram no Paraná, em Curitiba, cidade que recebeu muitos imigrantes europeus desde a segunda metade do século XIX. Bom... vou deixar mais detalhes da parte histórica para um especialista no assunto. O que me interessa nesse momento é um probleminha e que agora compartilho com vocês:

Uma bicicleta, das antigas(mais de 100 anos), tem roda dianteira com raio medindo 50 cm e a roda traseira com raio medindo 20 cm. Estando a bicicleta parada, dois pontos A e B são marcados, nas rodas dianteira e traseira, nos respectivos pontos de contato com o solo, conforme a figura abaixo ilustra.
Se pedalarmos uma certa distância d, os pontos A e B voltarão a ficar, simultaneamente, em contato com o solo. Vamos aceitar que não há escorregamento das rodas e que ambas as rodas se mantém sempre em contato com o solo. Qual a quantidade de vezes que os pontos A e B se encontrarão, simultaneamente, em contato com o solo após pedalarmos 1 km? Espero a solução ok? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Acesse | Entenda o que é... ★

?

Um movimento que pretende abrir portas importantes para o crescimento do Brasil e dos brasileiros.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬