Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Que raios de bicicleta são esses?

  Hoje vou falar de um prazer que tenho e ando deixando de lado sem querer... pedalar. Até hoje não entendo como pode existir pessoas que nunca experimentaram o equilíbrio sobre essas 2 rodas. Gosto também das bicicletas, de sua geometria e tenho certeza que cada uma tem um valor histórico e artístico. Tenho a minha (uma speed sundown columbus 14 velocidades) e sempre que posso (menos do que gostaria) dou minhas voltas. Se você nunca pedalou não imagina o que está perdendo. Os primeiros desenhos que representam a ideia de bicicleta que conhecemos hoje, ocorreram em projetos do grande inventor italiano Leonardo da Vinci, por volta de 1490. Só no final do século XIX a bicicleta chega ao Brasil vinda da Europa e os primeiros relatos de sua existência em território tupiniquim aconteceram no Paraná, em Curitiba, cidade que recebeu muitos imigrantes europeus desde a segunda metade do século XIX. Bom... vou deixar mais detalhes da parte histórica para um especialista no assunto. O que me interessa nesse momento é um probleminha e que agora compartilho com vocês:

Uma bicicleta, das antigas(mais de 100 anos), tem roda dianteira com raio medindo 50 cm e a roda traseira com raio medindo 20 cm. Estando a bicicleta parada, dois pontos A e B são marcados, nas rodas dianteira e traseira, nos respectivos pontos de contato com o solo, conforme a figura abaixo ilustra.
Se pedalarmos uma certa distância d, os pontos A e B voltarão a ficar, simultaneamente, em contato com o solo. Vamos aceitar que não há escorregamento das rodas e que ambas as rodas se mantém sempre em contato com o solo. Qual a quantidade de vezes que os pontos A e B se encontrarão, simultaneamente, em contato com o solo após pedalarmos 1 km? Espero a solução ok? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor* como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.

▼ Mosaico | Link's ★

Álgebra e GeometriaBNCCBases Matemáticas - UFABCCálculo com MapleCálculo I - UFF Cálculo(UnivespTV)Centro MatemáticoColetânea MatemáticaConteúdos DigitaisCourseraCPU-UFJFCurrículo +Clube de MatemáticaEducação BaseadaEMEM(UFSCar)E-CálculoMathematical EtudesGeogebra SPGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiMalba TahanLD-Matemática-UFSCMatematecaMatemática-PT Mathway Matemática-FGVMatemática em Toda Parte IIMat/EAD(UFMG)MathematikosMestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoranNiuAlephNTEM (Lante-UFF)Paulo FreirePoliedros(moldes)Poliedros-IFPorvirProficiênciaProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalTIC na MatemáticaREARevista OIMRPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaSBEMSBMSobrevivência em CálculoUnesco no Brasil Um livroUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECZéfiroZKWolfram MathWorld

▼ Postagens mais visitadas ★

*O Portal da Matemática OBMEP oferece, gratuitamente, a todos os estudantes do país materiais relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!