✽ ✽ ✽ Seja bem-vindo(a). Hoje é ✽ ✽ ✽
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|


★★★

domingo, 30 de dezembro de 2012

Caqui com Matemática



   O caqui é uma fruta originária da China, o cultivo do caquizeiro é feito em várias partes do mundo de clima temperado e subtropical, uma vez que a planta se desenvolve em regiões com temperaturas mais agradáveis. Por aqui, Itatiba (município do estado de São Paulo) é considerada a terra do caqui. Concentra praticamente 30% de sua área dedicada ao cultivo. São 162 hectares com uma produção anual de mais de 4 mil toneladas. A fruta possui um alto valor calórico se comparado com outras: cada 100 g contém cerca de 65 calorias sendo assim muito recomendada para pessoas que desenvolvem intensa atividade física. Além disso, é rico em vitaminas A e C, possui cálcio, ferro, proteínas e é considerado alcalinizante e antioxidante. Todos os anos a beleza do fruto é exposta na festa do caqui onde o público visitante encontra ainda produtos derivados, como doces, compotas, geléias, vinhos, licores e cachaça. Seu Jorge é um tradicional produtor e expositor que vende caqui na festa por unidade. Para os fregueses mais antigos ele oferece a cada R$ 10,00 comprados de caqui, 5 caquis a mais. Fazendo assim ele conclui que, para esses fregueses, é como se vendesse a dúzia com um desconto de R$ 4,00. Quantos caquis é possível comprar com R$ 10,00?
   
Traduzir corretamente para a linguagem algébrica enunciados de situações problema e vice-versa ainda é uma dificuldade observada entre nossos alunos que, para ser superada, requer treino e maior diversidade de situações problema envolvendo essas conversões. Esse é um problema interessante pelo contexto e pela criatividade, pois além do objetivo de encontrar a solução podemos também explorar e observar a tradução da linguagem materna para a linguagem algébrica ou seja, equacionar o problema. Para que isso ocorra sem grandes conflitos comece organizando as informações assim:

• Destaque os dados conhecidos e necessários ( o que se sabe );
• Represente por letras (incógnitas) o que o problema pede;
• Relacione os dados conhecidos com as incógnitas para se obter uma ou mais equações.

Gostou do problema? Apresente a equação que traduz o problema e resolva-o.  Se encontrar a solução não se esqueça de comentar aqui ok?  

Um comentário:

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

??????????* Vamos jogar o Tangram? Acesse-o aqui.

*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!

?
Experimente ► 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
?
* Aproveite e conheça nossa história na OBMEP.
?

▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento

0

0

▼ Por onde andei(o) enquanto... ♫ | Link's

ABCÁlgebra e GeometriaAMSANPMaTAoPSBases Matemáticas - UFABCBewisseBNCCBoteco EscolaBrainlyCAE - USPCanvas(Designs)Canvas(Instructure)Cálculo com MapleCálculo com G.A. 1Cálculo com G.A. 2Cálculo ICálculo IICálculo(UnivespTV)Cátedra de Educação Básica - USPCDMC - FGVCentro MatemáticoCIEBCIEBPColeção de questões de MatemáticaComitê Gestor da Internet BRConteúdos Digitais-UFFCF/88(Brasília 2018)Clube de MatemáticaCourseraCurrículo PaulistaCurrículo +CronômetroCrux MathematicorumDesafios da FísicaEducação BaseadaEditora FiEditora Pimenta CulturalEducação e Tecnologias - UFSCARedXEFAP-SPEIOEditor pixlrEMEM(UFSCar)E-CálculoFazGameFebraceGeogebra SPGoConqrGuia da InternetGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaHistória e MatemáticaHistória do ensino da MatemáticaIBGEiea - USPilove PDFIMECCIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiLearncafeLegislação da SEE-SPLD-Matemática-UFSCMAAMalba TahanManifesto dos PioneirosMatematecaMatemática-PTMathwayMathematical EtudesMathematical Intelligencer, TheMatemática em Toda Parte IIMentalidades MatemáticasMatemática na WikipédiaMat/EAD(UFMG)Mestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoodleMoranNIC.brNIEDNiuAlephNoticiário da SBMNovo Ensino Médio - SPNTEM (Lante-UFF)OCMO GeogebraOPMO tamanho do espaçoOutlookPadletPaíses - IBGEPaulo FreirePensando MatematicamentePensamento ComputacionalPhETPISAPlataforma São Paulo - CAEdPoliedros(moldes)População do BrasilPorvirProf. Wilton FilhoProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalQR CodeREMatRevista ParábolaRMURPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaRubem Alves - crônicasSARESP em Revista (*) (**)SketchBookSBEMSBMSobrevivência em CálculoSED - SPSmall pdfTIC na MatemáticaTinyURLTerry TaoUdemyUnesco no Brasil Um livro AbertoUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECWolfram MathWorld WordwallyoucubedZéfiro • ...


?

▼ Seções do Blogue | Acesso Rápido ★

»

?


?