Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS| *

80

Vai encarar o ENEM este ano? Inicie os estudos fazendo as provas das edições anteriores. Acesse-as aqui.

Que tal fazer agora um simulado on-line para o ENEM? Acesse-o aqui (utilize o Chrome preferencialmente).

OBMEP 2017 ... Vamos relembrar a história de 4 jovens que passaram pela OBMEP ? Veja o documentário aqui.

Conhece o vestibulinho das ETEC's(Escolas Técnicas Estaduais-SP)? Acesse as provas anteriores, cursos e período de inscrição. Mais informações acesse aqui.

Conheça o SISU - Sistema de Seleção Unificada para o ensino superior / SISUTEC - Sistema de Seleção para a Educação profissional tecnológica do MEC (Ministério da Educação) e saiba como aproveitar a nota do ENEM para ingresso em cursos superiores e técnicos de instituições públicas.

Conhece o PASUSP? Um importante programa de Avaliação da USP destinado a alunos do 2º e 3º ano do EM da rede pública paulista.


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Outros casos de racionalização de denominadores


Observe algumas frações que apresentam números irracionais no denominador:
É conveniente transformar casos assim, em frações equivalentes com o denominador racional. Essa transformação é conhecida como racionalização de denominadoresNo 1º caso, podemos obter uma fração equivalente multiplicando ambos os termos da fração por um número conveniente, chamado fator racionalizante, neste caso é a raiz quadrada de 3. Veja:


se considerarmos a raiz quadrada de 3 igual a 1,73 para obtermos o valor decimal de:
 
sem uma calculadora, facilmente você notará que é mais simples obter o valor decimal de 1,73 ÷ 3 do que 1 ÷ 1,73. Essa é uma boa razão para racionalizarmos, quando necessário, o denominador de uma fração.
Geralmente, quando estudamos o assunto no ensino fundamental são apresentados alguns casos mais simples aos estudantes. O problema é que mesmo no ensino médio a maioria dos estudantes não vê outros casos de racionalização e o assunto fica por isso mesmo, não é retomado e não aparece mais na maioria dos livros utilizados. Das frações apresentadas acima o 2º, 3º e 4º casos são muito raros nos livros do EM e nunca mais serão vistos pela maioria das pessoas que terminou a educação básica. Fica a impressão que o assunto ficou esgotado (não há mais o que estudar sobre). É uma pena!
O quadro abaixo apresenta outros casos de racionalização de denominadores e seus respectivos fatores racionalizantes. Observe:
Se você deseja aprofundar o tema, deixo aqui um link. Por último vou sugerir que racionalize os denominadores dos casos apresentados que não fizemos. E como desafio tente comprovar os fatores racionalizantes da tabela acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.