Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS| *

80

►Vai encarar o ENEM este ano? Inicie os estudos fazendo as provas das edições anteriores. Acesse-as aqui.

►Que tal fazer agora um simulado on-line para o ENEM? Acesse-o aqui (utilize o Chrome preferencialmente).

OBMEP 2017 ... Vamos relembrar a história de 4 jovens que passaram pela OBMEP ? Veja o documentário aqui.

►Conhece o vestibulinho das ETEC's(Escolas Técnicas Estaduais-SP)? Acesse as provas anteriores, cursos e período de inscrição. Mais informações acesse aqui.

►Conheça o SISU - Sistema de Seleção Unificada para o ensino superior / SISUTEC - Sistema de Seleção para a Educação profissional tecnológica do MEC (Ministério da Educação) e saiba como aproveitar a nota do ENEM para ingresso em cursos superiores e técnicos de instituições públicas.

►Conhece o PASUSP? Um importante programa de Avaliação da USP destinado a alunos do 2º e 3º ano do EM da rede pública paulista.


sábado, 28 de fevereiro de 2015

Os coelhos de Fibonacci



Já ouviu falar na sequência de Fibonacci ? Ela aparece no Liber Abbaci sob a forma de um problema:

Um senhor colocou um casal de coelhos num cercado. Quantos casais de coelhos podem ser gerados a partir desse casal ao fim de um ano, sabendo que, por mês, cada casal gera um novo casal, que se reproduz no segundo mês de vida?

Este problema tem uma resolução simples. No primeiro mês, existe apenas o casal de coelhos inicial. No segundo mês, este ficou mais maduro, porém não está ainda na fase reprodutiva. No terceiro mês, nasceu outro casal. No quarto mês, o casal inicial teve outro casal, enquanto os seus primeiros filhos cres­ciam. No quinto mês, tanto o casal inicial como os seus primeiros filhos, já em fase reprodutiva, tiveram dois novos casais de coelhos, etc. A sequência que se origina é: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, ... Esta sequência, conhecida como sequência de Fibonacci, está relacionada com estudos de crescimentos populacionais de várias espécies da natureza. Na ilustração abaixo temos situação relativa ao crescimento popula­cional dos coelhos (admitindo não haver mortes) – os casais de coelhos pequenos acabaram de nascer.


Temos, portanto, um padrão: cada termo é obtido somando - se ...
sequência de Fibonacci não aparece apenas na natureza. Ficou curioso? Encontre a resposta para o problema e pesquise um pouco mais o assunto. Você se surpreenderá!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.