Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|

domingo, 30 de outubro de 2016

Dados e a soma dos pontos nas faces mágicas


   Geralmente usados em jogos de tabuleiro são objetos fascinantes por expressar a aleatoriedade em seus resultados( Experimente:  ). Dados tradicionais, matematicamente, são pequenos poliedros que possuem gravados em suas faces 1 ponto, 2 pontos e assim por diante até 6. Existem dados com apenas duas faces (com forma de moeda), quatro faces (em forma de tetraedro), oito faces, dez faces, doze faces, vinte faces, entre outros. Com frequência, estes objetos, aparecem em problemas na matemática envolvendo diferentes contextos(Todo professor de Matemática deveria sempre ter um par de dados no bolso!!😂). É bom saber que dados são símbolos da probabilidade (ramo da Matemática) cujo estudo científico é recente e está associado a nomes como: Girolamo Cardano, Edmund Halley, Pierre de Fermat, Blaise Pascal, Christiaan Huygens, Daniel Bernoulli, Jakob Bernoulli e Abraham de Moivre.
   Sabemos que em um dado convencional, a soma dos pontos de duas faces opostas é sempre igual a 7.


   Suponha que uma pessoa está sentada e à sua frente, sobre uma mesa, estão colocados 2 dados, um sobreposto ao outro, numa perspectiva, em que é visível 5 faces(duas faces laterais, duas frontais e uma face superior, conforme a ilustração ao lado). Vamos chamar de “faces mágicas” as 3 faces: 2 em que os dados se “tocam” e a face da base (que toca a mesa). A questão é: Qual a soma dos pontos das faces mágicas neste caso?


   Imaginando que você compreendeu o conceito de faces mágicas, avalie os próximos casos e encare o desafio de responder qual é a soma dos pontos nas faces mágicas em cada um?


 



   Finalizando... se possível, apresente um esquema envolvendo 4 dados tradicionais(e apenas 4) cuja soma dos pontos nas faces mágicas é 30? Caso contrário prove que não é possível. Aguardo sua resposta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

?

""

?

▼ Mosaico | Link's ★

Álgebra e GeometriaAoPSBNCCBases Matemáticas - UFABCCálculo com MapleCálculo ICálculo IICálculo(UnivespTV)Centro MatemáticoColetânea MatemáticaConteúdos Digitais-UFFCF/88(Brasília 2018)CourseraCPU-UFJFCurrículo +Clube de MatemáticaEducação BaseadaEMEM(UFSCar)E-CálculoMathematical EtudesGeogebra SPGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiMAAMalba TahanLD-Matemática-UFSCMatematecaMatemática-PT Mathway Matemática-FGVMatemática em Toda Parte IIMat/EAD(UFMG)MathematikosMestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoranNIEDNiuAlephNTEM (Lante-UFF)Paulo FreirePoliedros(moldes)Poliedros-IFPorvirProficiênciaProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalTIC na MatemáticaREARevista OIMRPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaSARESP em Revista (*) (**)SBEMSBMSobrevivência em CálculoUnesco no Brasil Um livroUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECZéfiroZKWolfram MathWorld
?

*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Incentivamos os nossos estudantes a utilizarem esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!

?

Este blogue está vinculado ao Portal do Professor* como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.