Cada problema publicado é escolhido intencionalmente na medida em que a participação e o envolvimento acontecem. A ideia é extrapolar o espaço entre as quatro paredes da sala de aula e despertar a curiosidade e participação daqueles que nesta situação, talvez, não o realizariam. É uma oportunidade e mais um momento distinto dentre o espaço escolar que também permite descobertas, reflexões e investigações. São situações que permitem desenvolver habilidades ou atitudes que envolvem o raciocínio lógico, a criatividade, a percepção, a predisposição para a resolução de problemas, etc. Aproveite!!!
• Probleminhas & Desafios
Cada problema publicado é escolhido intencionalmente na medida em que a participação e o envolvimento acontecem. A ideia é extrapolar o espaço entre as quatro paredes da sala de aula e despertar a curiosidade e participação daqueles que nesta situação, talvez, não o realizariam. É uma oportunidade e mais um momento distinto dentre o espaço escolar que também permite descobertas, reflexões e investigações. São situações que permitem desenvolver habilidades ou atitudes que envolvem o raciocínio lógico, a criatividade, a percepção, a predisposição para a resolução de problemas, etc. Aproveite!!!
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Logo abaixo, publicarei as soluções dos 3 últimos problemas. As soluções apresentadas nem sempre são as únicas e mais elegantes. Dessa forma incentivamos e agradecemos a todos que passarem por aqui e apresentarem sugestões ou outras soluções.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Nº 100
Moedas inconvenientes
Num tabuleiro estão organizadas algumas moedas conforme a figura abaixo. Desloque a menor quantidade de moedas de tal forma que fiquem 3 moedas em cada linha e 3 moedas em cada coluna. Qual a posição das moedas antes e após o deslocamento?
A menor quantidade de moedas a serem deslocadas de forma que fiquem 3 moedas em cada linha e 3 moedas em cada coluna são 3. Veja:
- A moeda que está na posição 6d ocupará a posição 6b;
- A moeda que está na posição 3f ocupará a posição 4d;
- E por fim a moeda que está na posição 6a ocupará a posição 4a.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Nº 101
Suponha que o senhor X tenha a mesma quantia do senhor Y, independente de quanto seja essa quantia. Quanto o senhor X deve receber do senhor Y para que passe a ter R$ 175,00 a mais que o senhor Y?
Senhores
Resposta:
De acordo com o enunciado do problema, ambos devem ter a mesma quantia, independente de qual seja, más no mínimo de R$ 87,50. Assim, basta que o senhor Y transfira R$ 87,50 para o senhor X. Dessa forma o senhor Y ficará com R$ 87,50 a menos e o senhor X com R$ 87,50 a mais, e teremos uma diferença de R$ 175,00 a mais para o senhor X.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Nº 102
Segmento, frações, etc.
Acesse alguns dos últimos problemas expostos no mural e divirta-se:
* Para visualizar os arquivos é necessário um leitor de PDF
** Conhece algum problema ou desafio e deseja compartilhar conosco? Dê sua contribuição através da página de contatos, dessa forma, se escolhido, poderá ser publicado no mural e em seguida disponibilizado aqui com os devidos créditos.
Assinar:
Postagens (Atom)
*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!
* Aproveite e conheça nossa história na OBMEP.
▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento