✽ ✽ ✽ Seja bem-vindo(a). Hoje é ✽ ✽ ✽
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|


★★★

domingo, 22 de agosto de 2010

O cinco

O livro As maravilhas da Matemática, de Malba Tahan, está cheio de curiosidades. Hoje vou destacar só uma e que está relacionada ao número cinco: Lá diz que: “Teodoro da Sicília, escritor religioso, que viveu no século IV, afirmava que o número cinco devia representar o mundo porque cinco eram os elementos encontrados na formação do Universo: terra, água, ar, fogo e éter. A relação entre esses elementos fundamentais e o número que os totalizava já havia levado Plutarco (46-120) a concluir que o vocábulo grego penta (cinco) derivava de pent, que significava tudo. A deusa Juno, que presidia o matrimônio (segundo Pitágoras), mantinha sob valiosa proteção o número cinco. Pois exprime esse número, na sua concepção mais simples, a união do número dois (feminino) com o número três (masculino) que indica o número do matrimônio. No mesmo livro comenta-se a própria evolução do algarismo cinco que é curiosa. Observe o algarismo 5, em sua forma, desde o ano 950 até 1706 (século XVIII), quando apareceu com a forma que tem atualmente.



No ano 1230 (século XIII) o cinco parecia um quatro deformado, como se vê no 3° algarismo da linha. Os calculistas foram, depois, pouco a pouco, modificando o algarismo até a última forma que ficou definitiva, e que parece, realmente, a mais simples e mais simpática. Observa-se também que no triângulo retângulo, cujos catetos medem respectivamente 3 e 4 unidades, tem a hipotenusa igual a cinco unidades. Esse triângulo importante e famoso na história da Matemática, para os pitagóricos, era o triângulo nupcial. Os árabes muçulmanos também conferem ao número cinco um alto valor teológico, pois, na religião muçulmana, cinco são as preces que o crente é obrigado a proferir todos os dias. O cinco é mesmo um numero curioso, na geometria temos os 5 poliedros regulares e convexos (esses aí na lateral do blog) ou conhecidos também como poliedros de Platão: Tetraedro, Hexaedro, Octaedro, Dodecaedro e Icosaedro. E já que estamos a destacar as coisas místicas ou curiosas associadas ao número 5, já observou que no quadrado mágico mais simples que também era utilizado como amuleto contra doenças e outras coisas, contempla 8 soluções possíveis sempre com o cinco na casa central. Eu vou sair deste post com o cinco pendurado no pescoço. Bom e por que não falar também do π (pi). Um número que está associado a beleza e cujo quinto algarismo da constante π=3,1415926536... é o próprio número 5 (bem justo não acha?). E os dedos da mão? E os cinco vértices do pentágono obtido quando ligamos os pontos extremos do corpo humano: cabeça, mãos e pés. Antes de terminar só mais uma perguntinha:


Existe um único número que expressa exatamente a quantidade de letras que o denomina. Que número é esse?

Se você conhece ou lembrar de mais alguma curiosidade envolvendo o número cinco fique a vontade e comente.

??????????* Vamos jogar o Tangram? Acesse-o aqui.

*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!

?
Experimente ► 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
?
* Aproveite e conheça nossa história na OBMEP.
?

▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento

0

0

▼ Por onde andei(o) enquanto... ♫ | Link's

ABCÁlgebra e GeometriaAMSANPMaTAoPSBases Matemáticas - UFABCBewisseBNCCBoteco EscolaBrainlyCAE - USPCanvas(Designs)Canvas(Instructure)Cálculo com MapleCálculo com G.A. 1Cálculo com G.A. 2Cálculo ICálculo IICálculo(UnivespTV)Cátedra de Educação Básica - USPCDMC - FGVCentro MatemáticoCIEBCIEBPColeção de questões de MatemáticaComitê Gestor da Internet BRConteúdos Digitais-UFFCF/88(Brasília 2018)Clube de MatemáticaCourseraCurrículo PaulistaCurrículo +CronômetroCrux MathematicorumDesafios da FísicaEducação BaseadaEditora FiEditora Pimenta CulturalEducação e Tecnologias - UFSCARedXEFAP-SPEIOEditor pixlrEMEM(UFSCar)E-CálculoFazGameFebraceGeogebra SPGoConqrGuia da InternetGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaHistória e MatemáticaHistória do ensino da MatemáticaIBGEiea - USPilove PDFIMECCIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiLearncafeLegislação da SEE-SPLD-Matemática-UFSCMAAMalba TahanManifesto dos PioneirosMatematecaMatemática-PTMathwayMathematical EtudesMathematical Intelligencer, TheMatemática em Toda Parte IIMentalidades MatemáticasMatemática na WikipédiaMat/EAD(UFMG)Mestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoodleMoranNIC.brNIEDNiuAlephNoticiário da SBMNovo Ensino Médio - SPNTEM (Lante-UFF)OCMO GeogebraOPMO tamanho do espaçoOutlookPadletPaíses - IBGEPaulo FreirePensando MatematicamentePensamento ComputacionalPhETPISAPlataforma São Paulo - CAEdPoliedros(moldes)População do BrasilPorvirProf. Wilton FilhoProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalQR CodeREMatRevista ParábolaRMURPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaRubem Alves - crônicasSARESP em Revista (*) (**)SketchBookSBEMSBMSobrevivência em CálculoSED - SPSmall pdfTIC na MatemáticaTinyURLTerry TaoUdemyUnesco no Brasil Um livro AbertoUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECWolfram MathWorld WordwallyoucubedZéfiro • ...


?

▼ Seções do Blogue | Acesso Rápido ★

»

?


?