No ano 1230 (século XIII) o cinco parecia um quatro deformado, como se vê no 3° algarismo da linha. Os calculistas foram, depois, pouco a pouco, modificando o algarismo até a última forma que ficou definitiva, e que parece, realmente, a mais simples e mais simpática. Observa-se também que no triângulo retângulo, cujos catetos medem respectivamente 3 e 4 unidades, tem a hipotenusa igual a cinco unidades. Esse triângulo importante e famoso na história da Matemática, para os pitagóricos, era o triângulo nupcial. Os árabes muçulmanos também conferem ao número cinco um alto valor teológico, pois, na religião muçulmana, cinco são as preces que o crente é obrigado a proferir todos os dias. O cinco é mesmo um numero curioso, na geometria temos os 5 poliedros regulares e convexos (esses aí na lateral do blog) ou conhecidos também como poliedros de Platão: Tetraedro, Hexaedro, Octaedro, Dodecaedro e Icosaedro. E já que estamos a destacar as coisas místicas ou curiosas associadas ao número 5, já observou que no quadrado mágico mais simples que também era utilizado como amuleto contra doenças e outras coisas, contempla 8 soluções possíveis sempre com o cinco na casa central. Eu vou sair deste post com o cinco pendurado no pescoço. Bom e por que não falar também do π (pi). Um número que está associado a beleza e cujo quinto algarismo da constante π=3,1415926536... é o próprio número 5 (bem justo não acha?). E os dedos da mão? E os cinco vértices do pentágono obtido quando ligamos os pontos extremos do corpo humano: cabeça, mãos e pés. Antes de terminar só mais uma perguntinha:
Existe um único número que expressa exatamente a quantidade de letras que o denomina. Que número é esse?
Se você conhece ou lembrar de mais alguma curiosidade envolvendo o número cinco fique a vontade e comente.
Olá Carlos. Agradeço seu comentário feito em meu blog, por todos os elogios. Obrigado! Não conhecia seu blog e a partir de agora passei a segui-lo e ficarei por dentro de seus posts! Não consegui ler tudo o que tem por aqui, mas aos poucos vou me atualizando.
ResponderExcluirEu fiz Licenciatura na FIG da Vila Rosásia (inclusive moro perto). No momento não dou aulas, trabalho numa empresa de Tecnologia onde fabricamos computadores de bordo. Mas ainda penso em lecionar, espero que consiga em breve!.
Fico a sua disposição.
Um forte abraço!!
Kleber
Obrigado Kleber,
ResponderExcluirComo professor o tempo é bem curtinho... o que me permite escrever 1 post's por mês e sempre que possível visitar bons blogs como o seu. Sua presença por aqui será muito bem vinda.
Um Abraço
Sobre o post... ou melhor sobre o cinco, podemos afirmar que: "Não existe nenhum número primo que termine em 5 , exceto o próprio 5. (o_o)
ResponderExcluir