Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|

domingo, 30 de junho de 2013

Relação trigonométrica fundamental na circunferência


Como concluir, a partir da circunferência trigonométrica, que a relação sen²x + cos²x = 1 é verdadeira?

Vejamos antes algumas idéias relacionadas. Uma circunferência orientada, de raio unitário (r = 1), sobre a qual um ponto A é a origem da medida de todos os arcos nela contidos, é uma circunferência trigonométrica. Veja:

Suponha um ponto P sobre essa circunferência de tal forma que este ponto define um arco de circunferência AP, qualquer, de medida x em radianos ou em graus. Suponha ainda que os eixos Ox e Oy do plano cartesiano dividem a circunferência em quatro arcos (AB, BC, CD e DA) de mesma medida (90º ou pi/2 rad) e dividem o plano em quatro regiões, denominadas quadrantes numerados no sentido anti-horário, como vemos na ilustração acima.

Dizemos que seno do arco x é a ordenada ON do ponto P, projetada sobre o eixo Oy, ou seja, sen x = ON. Veja a ilustração:
Dizemos também que cosseno do arco x é a abscissa OM do ponto P, projetada sobre o eixo Ox. ou seja, cos x = OM. Veja a ilustração:
Dessa forma o triângulo OMP é retângulo em M, portanto, pelo teorema de Pitágoras, temos:

MP² + OM² = OP²

Como MP = ON = sen x,  OM = cos x  e  OP = 1 (o raio é unitário)
Então podemos escrever:

MP² + OM² = OP²      sen²x + cos²x = 1

Essa relação importante, válida para todo x real, recebe o nome de relação trigonométrica fundamental e a partir dela podemos estabelecer outras relações:
Por exemplo:

• 1 + tg²x = sec² x
• 1 + cotg²x = cossec² x

Existe uma outra maneira de comprovar essa relação através das razões trigonométricas no triângulo retângulo. Assista aqui . 

  *Esse post é um pedido de uma jovem graciosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor* como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.

▼ Mosaico | Link's ★

Álgebra e GeometriaBNCCBases Matemáticas - UFABCCálculo com MapleCálculo I - UFF Cálculo(UnivespTV)Centro MatemáticoColetânea MatemáticaConteúdos DigitaisCourseraCPU-UFJFCurrículo +Clube de MatemáticaEducação BaseadaEMEM(UFSCar)E-CálculoMathematical EtudesGeogebra SPGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiMalba TahanLD-Matemática-UFSCMatematecaMatemática-PT Mathway Matemática-FGVMatemática em Toda Parte IIMat/EAD(UFMG)MathematikosMestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoranNiuAlephNTEM (Lante-UFF)Paulo FreirePoliedros(moldes)Poliedros-IFPorvirProficiênciaProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalTIC na MatemáticaREARevista OIMRPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaSBEMSBMSobrevivência em CálculoUnesco no Brasil Um livroUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECZéfiroZKWolfram MathWorld

▼ Postagens mais visitadas ★

*O Portal da Matemática OBMEP oferece, gratuitamente, a todos os estudantes do país materiais relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!