Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Por traz do plano cartesiano: Descartes

   René Descartes (1596-1650), filósofo e matemático Frances, foi um dos precursores do Cálculo Infinitesimal e, juntamente com Pierre de Fermat, um dos inventores da Geometria Analítica. Introdutor do racionalismo filosófico foi o fundador da Filosofia Moderna, onde é sempre lembrado por sua máxima: “Cogito ergo sum” (Discurso da Razão, 1637), que é traduzido do Latim, como: “Penso, logo existo!”
Foi René Descartes quem introduziu a notação x² , x³ , etc. Ele também foi o primeiro a usar as primeiras letras do alfabeto para representar quantidades conhecidas, e as últimas, para as incógnitas.

   Descartes nasceu perto de La Haye en Touraine em 1596. Aos oito anos de idade foi enviado a uma escola jesuíta em La Fleche. Foi então que desenvolveu (de inicio devido a sua saúde frágil) o habito que o acompanhou por toda a vida de ficar ate tarde na cama de manha. Posteriormente Descartes consideraria essas horas matinais de descanso como seus períodos de tempo mais produtivos. Em 1612 deixou a escola e foi para Paris onde, logo depois, em companhia de Mersenne e Mydorge , passou a dedicar parte de seu tempo ao estudo da matemática. Em 1617, juntando-se ao exército do príncipe Mauricio de Orange, iniciou uma carreira militar de vários anos. Depois de abandonar a vida militar passou quatro ou cinco anos viajando pela Alemanha, Dinamarca, Holanda, Suíça e Itália.
Retornando a Paris, onde ficaria uns dois anos, continuou seus estudos matemáticos e suas contemplações filosóficas e, por algum tempo, dedicou-se a construir instrumentos ópticos. Depois disso resolveu mudar para a Holanda, então no auge de seu poder, onde viveu cerca de 20 anos, consagrando-se a filosofia, a matemática e a ciência. Em 1649, relutantemente, foi para a Suécia a convite da rainha Cristina. Poucos meses mais tarde ele contraiu uma infecção pulmonar, vindo a morrer em Estocolmo no inicio de 1650. 

   O grande filosofo e matemático foi sepultado na Suécia e os esforços visando levar seus restos mortais para a Franca não tiveram êxito. Só depois de 17 anos de sua morte e que seus ossos foram levados para a França e reenterrados em Paris, exceto os da mão direita que foram guardados como “souvenir” pelo alto funcionário francês incumbido do transporte da ossada. Foi durante a sua estada de 20 anos na Holanda que Descartes produziu seus escritos. Os primeiros quatro anos foram gastos para escrever Le monde, uma descrição física do Universo que acabou sendo abandonada incompleta quando Descartes soube da condenação de Galileu pela Igreja. Passou então a escrever um tratado filosófico sobre a ciência universal sob o titulo de Discours de la Methode pour Bien Conduire sa Raison et Chercher la Verite dans les Sciences (Discurso do método para bem conduzir a razão e procurar a verdade nas ciências). Conheça um pouco mais sobre este matemático aqui . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor* como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.

▼ Mosaico | Link's ★

Álgebra e GeometriaBNCCBases Matemáticas - UFABCCálculo com MapleCálculo I - UFF Cálculo(UnivespTV)Centro MatemáticoColetânea MatemáticaConteúdos DigitaisCourseraCPU-UFJFCurrículo +Clube de MatemáticaEducação BaseadaEMEM(UFSCar)E-CálculoMathematical EtudesGeogebra SPGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiMalba TahanLD-Matemática-UFSCMatematecaMatemática-PT Mathway Matemática-FGVMatemática em Toda Parte IIMat/EAD(UFMG)MathematikosMestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoranNiuAlephNTEM (Lante-UFF)Paulo FreirePoliedros(moldes)Poliedros-IFPorvirProficiênciaProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalTIC na MatemáticaREARevista OIMRPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaSBEMSBMSobrevivência em CálculoUnesco no Brasil Um livroUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECZéfiroZKWolfram MathWorld

▼ Postagens mais visitadas ★

*O Portal da Matemática OBMEP oferece, gratuitamente, a todos os estudantes do país materiais relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!