A diferença entre exercício e problema? O exercício é uma atividade de treinamento que faz uso de alguma habilidade matemática já conhecida pelo estudante, como a aplicação de um algoritmo conhecido, de uma fórmula matemática conhecida, procedimentos memorizados, etc. O exercício envolve só aplicação, reprodução. Problema necessariamente envolve invenção, criação, tomada de decisão, metodologia, etc. É uma situação que o aluno se depara, de pouca ou de muita complexidade e para o qual não tem uma resposta imediata, mas que já possui os meios intelectuais para resolvê-lo. Portanto quando você tiver um problema pra resolver pense nisso. Quem aprende a resolver problemas, toma decisões mais corretas, é mais coerente, criativo, possui sabedoria, raciocínio lógico, autonomia e acima de tudo interfere na sociedade atual de forma produtiva e consciente. Vai um probleminha aí?
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Estudar Matemática : Fazendo exercícios ou resolvendo problemas?
O estudo da Matemática a partir do fazer exercícios, não é mais interessante para formação plena de jovens cidadãos que pretendem participar da sociedade atual de forma produtiva e consciente. Fazer exercícios é necessário más o foco do aprendizado de Matemática não é este. No quadro atual, muitos pais e estudantes não compreendem e/ou resistem a práticas escolares com ênfase na resolução de problemas. Ainda existem muitas pessoas que acreditam nas velhas listas de exercicios chegando a exigir que professores as proponham para seus filhos treinarem. Estudantes quando colocados diante de problemas matemáticos proferem instantaneamente: Como faço isso professor? Qual é a fórmula que se usa? Que conta temos que fazer? O senhor não ensinou isso! (essa é a pior!). Existe um consenso entre os educadores que atualmente o aprender Matemática deve acontecer num ambiente com maior ênfase na resolução de problemas e não apenas resolvendo exercícios, pois com freqüência nos deparamos na vida com problemas e situações que exigem soluções novas, criativas, decisões corretas, etc. Só assim o aluno envolve-se com o "fazer" Matemática no sentido de criar hipóteses, conjecturar e investigar a partir da situação problema proposta.
A diferença entre exercício e problema? O exercício é uma atividade de treinamento que faz uso de alguma habilidade matemática já conhecida pelo estudante, como a aplicação de um algoritmo conhecido, de uma fórmula matemática conhecida, procedimentos memorizados, etc. O exercício envolve só aplicação, reprodução. Problema necessariamente envolve invenção, criação, tomada de decisão, metodologia, etc. É uma situação que o aluno se depara, de pouca ou de muita complexidade e para o qual não tem uma resposta imediata, mas que já possui os meios intelectuais para resolvê-lo. Portanto quando você tiver um problema pra resolver pense nisso. Quem aprende a resolver problemas, toma decisões mais corretas, é mais coerente, criativo, possui sabedoria, raciocínio lógico, autonomia e acima de tudo interfere na sociedade atual de forma produtiva e consciente. Vai um probleminha aí?
A diferença entre exercício e problema? O exercício é uma atividade de treinamento que faz uso de alguma habilidade matemática já conhecida pelo estudante, como a aplicação de um algoritmo conhecido, de uma fórmula matemática conhecida, procedimentos memorizados, etc. O exercício envolve só aplicação, reprodução. Problema necessariamente envolve invenção, criação, tomada de decisão, metodologia, etc. É uma situação que o aluno se depara, de pouca ou de muita complexidade e para o qual não tem uma resposta imediata, mas que já possui os meios intelectuais para resolvê-lo. Portanto quando você tiver um problema pra resolver pense nisso. Quem aprende a resolver problemas, toma decisões mais corretas, é mais coerente, criativo, possui sabedoria, raciocínio lógico, autonomia e acima de tudo interfere na sociedade atual de forma produtiva e consciente. Vai um probleminha aí?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!
* Aproveite e conheça nossa história na OBMEP.
▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento
ola professor!! aquele brinquedo de 27 cubinhos não se chama TANGRAM ESPACIAL mas sim cubu soma!!
ResponderExcluirQual a diferença de:
ResponderExcluir(-3)elevado a 2 =
e
-3 elevado a 2 =
Resposta:
(-3) elevado a 2 é igual a (-3).(-3) = +9 e
ResponderExcluir-3 elevado a 2 é igual a - 3.3 = -9
Ok?
Muito bom!
ResponderExcluir{x-y=6 22
ResponderExcluirx-y=60
e iagual a 3 elevado ao quadrado
Excluir3.3+7.4 (-3)=7.5.....
ResponderExcluir