Como estudar e aprender Matemática? Devemos dar prioridade à compreensão dos conceitos e/ou à resolução de problemas e exercícios? Estudar sozinho ou em grupo? Existe um método melhor que outro ou varia de pessoa para pessoa? A minha (pouca) experiência diz que dedicação e persistência são qualidades necessárias para quase tudo que se deseja aprender. É nesse sentido que surge o CEM - Clube de Estudos de Matemática, uma iniciativa organizada por meio de atividades, entre outros recursos na web, disponibilizados através das TIC's, para aqueles que desejam avaliar, reforçar e aprofundar as habilidades ou conteúdos de Matemática da educação básica. Inicialmente o projeto atendeu a um grupo de jovens estudantes na escola onde trabalho, entretanto, as atividades encontram-se disponíveis para qualquer pessoa na WEB. Cada atividade é composta por 100 questões previamente selecionadas numa sequência cuja proposta é refazer o trajeto na Matemática.
 
 
        Considerando o objetivo ao qual este projeto se propõe, as atividades não devem ser realizadas como uma lista de questões em que você responde todas e confere o total de acertos. A retomada de conceitos, a pesquisa, a compreensão e a própria resolução das questões adotando-se procedimentos matemáticos adequados, são condições necessárias para o avanço entre as atividades. É uma oportunidade para os estudantes que desejam enfrentar exames como os vestibulinhos, concursos ou simplesmente melhorar o desempenho em Matemática. Quando alguma questão lhe trouxer dúvidas, é importante pesquisar o assunto relacionado e aprofundar os conceitos envolvidos. Acesse as atividades, bom estudos e sucesso! 
 
     "Existe um paralelismo fiel entre o progresso social e a atividade matemática, os países socialmente atrasados são aqueles em que a atividade matemática é nula ou quase nula." 
(Jacques Chapellon)
 
 
Símbolos Matemáticos
| Símbolo |               Significado            | 
| + | Mais (operação: adição) | 
| – | Menos (operação: subtração) | 
|  ×, . ou * | Vezes (operação: multiplicação) | 
| ÷, : ou / | Divisão | 
| = | Igual | 
| ≅ | Aproximadamente | 
| ≡ | Congruente (Medidas) | 
| ∼ | Semelhança (Geometria) | 
| ≠ | Diferente | 
| ⊂ | Está contido / É subconjunto | 
| ⊄ | Não está contido | 
| ⊃ | Contém | 
| ⊅ | Não contém | 
| ∩ | Intersecção | 
| ∪ | União ou Reunião | 
| ∴ | Portanto | 
| ∵ | Porque | 
| ∃ | Existe | 
| ∄ | Não existe | 
| ∈ | Pertence | 
| ∉ | Não pertence | 
| ℕ | Conjunto dos números Naturais | 
| ℕ* | Conj. dos números Naturais não nulos | 
| ℤ | Conjunto dos números Inteiros | 
| ℚ | Conjunto dos números Racionais | 
| ℝ | Conjunto dos números Reais | 
| ℂ | Conjunto dos números Complexos | 
| { } ou ∅ | Conjunto vazio | 
| √ | Raiz quadrada | 
| ∛ | Raiz cúbica | 
| ∜ | Raiz quarta | 
| logb a | Logaritmo de a na base b (logaritmação) | 
| < | Menor que | 
| > | Maior que | 
| ⩽ | Menor ou igual | 
| ⩾ | Maior ou igual | 
| φ | Número "fi" = 1,61803... | 
| π | Número "pi" = 3,14159... | 
| e | Número de Euler = 2,71828... | 
| % | Porcentagem(por cem) | 
| ‰ | Permilagem(por mil) | 
| ∀ | Qualquer que seja | 
| ∑ | Somatório | 
| ∏ | Produtório | 
| ∞ | Infinito | 
| ∧ | Conectivo "e" | 
| ∨ | Conectivo "ou" | 
| |n| | Módulo ou valor absoluto de n  | 
| # | Cardinalidade | 
| / | Tal que | 
| ( ) | Parenteses | 
| [ ] | Colchetes | 
| { } | Chaves | 
| i | Unidade imaginária(Nº. Complexo) | 
| ° | Grau (ângulos) | 
| ' | Minuto (ângulos) | 
| " | Segundos (ângulos) | 
| ∠ | Ângulo agudo | 
| ± | Mais ou menos | 
| Δ | Delta(b² - 4ac) - Equação do 2º grau | 
| ⫽ | Paralelo a | 
| ⊥ | Perpendicular a | 
| ⇒ ou → | Conectivo "Se..., então" | 
 ⇔ ou ↔ 
 | Conectivo "Se, e somente se" | 
| n! | Fatorial de n | 
| Pn | Permutação de n elementos | 
 
Uma Reflexão ...
EU FIZ A DIFERENÇA
    Esta é a história de um escritor que morava numa praia tranquila, junto a uma colônia de pescadores. Todas as manhãs, ele passeava a beira-mar para buscar inspiração, e, à tarde, ficava em casa escrevendo. Um dia, caminhando pela praia, viu um vulto que parecia dançar. Quando chegou perto, encontrou um menino pegando as estrelas do mar da areia e jogando-as, uma por uma, de volta ao oceano.   
   - Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas por elas. Você joga umas poucas de volta ao oceano... Que diferença isso faz? Indagou o escritor.
   O jovem pegou mais uma estrela da areia, jogou-a no mar, olhou dentro dos olhos do escritor e disse:
   - Para essa... Eu fiz a diferença.
•••