O número "pi" é um raro exemplo de um número que nunca pode ser calculado com exatidão, ele pertence ao conjunto denominado números irracionais (existem infinitos algarismos após a vírgula e sem período). Se você já sabia de tudo isso então olha a nova: Um francês acaba de calcular esse número com 2,7 trilhões de casas após a vírgula (123 bilhões de dígitos além do recorde anterior), com ajuda de um computador é claro. Essa é uma disputa secular, onde matemáticos do mundo inteiro tentam chegar a uma representação mais precisa do seu valor. Isaac Newton foi um dos primeiros a trabalhar nos algarismos de "pi". Passou muito tempo usando uma das fórmulas que ele mesmo desenvolveu para conseguir mais alguns dígitos. O nome do ilustre francês é Fabrice Bellard que diz ter usado um computador comum e precisado de 131 dias entre completar o cálculo e checar o resultado. Só para armazenar a nova versão do número é necessário mais de um terabyte de espaço no disco rígido (Putz grilo!!!). Bellard admite não haver tantas aplicações práticas para a façanha. Para as questões práticas da humanidade geralmente consideramos o valor arredondado para 3,14159 ou simplesmente 3,14. Esses grandes cálculos são parte de um ramo da Matemática conhecido como aritmética de precisão arbitrária. O interessante na prática são os algoritmos computacionais utilizados e que podem servir para outras coisas. Com evolução tecnológica esperamos agora o novo record que com certeza virá.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
O número "pi" e sua imprecisão

*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!
▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento
Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.
Mario Sergio Cortella

▼ Por onde andei(o) enquanto... ♫ | Link's
▼ Seções do Blogue | Acesso Rápido ★


, Putz Griloo ? kspaoksopa , (/euri . Parece que estava ouvindo o Sr ,falar ! haha . Beeijõo'
ResponderExcluirPois é Sarah...kspaoksopa!!!
ResponderExcluirGostou do post? q bom t la por aqui!
haha , gosteeý siim ! ;DD . Beeijãao !
ResponderExcluir