Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O número "pi" e sua imprecisão

Você sabia que em qualquer circunferência, a da terra ou da moeda de 1 centavo, a divisão da medida da circunferência pelo diâmetro é um número constante e representado pelo símbolo onde seu valor é aproximadamente:

O número "pi" é um raro exemplo de um número que nunca pode ser calculado com exatidão, ele pertence ao conjunto denominado números irracionais (existem infinitos algarismos após a vírgula e sem período). Se você já sabia de tudo isso então olha a nova: Um francês acaba de calcular esse número com 2,7 trilhões de casas após a vírgula (123 bilhões de dígitos além do recorde anterior), com ajuda de um computador é claro. Essa é uma disputa secular, onde matemáticos do mundo inteiro tentam chegar a uma representação mais precisa do seu valor. Isaac Newton foi um dos primeiros a trabalhar nos algarismos de "pi". Passou muito tempo usando uma das fórmulas que ele mesmo desenvolveu para conseguir mais alguns dígitos. O nome do ilustre francês é Fabrice Bellard que diz ter usado um computador comum e precisado de 131 dias entre completar o cálculo e checar o resultado. Só para armazenar a nova versão do número é necessário mais de um terabyte de espaço no disco rígido (Putz grilo!!!). Bellard admite não haver tantas aplicações práticas para a façanha. Para as questões práticas da humanidade geralmente consideramos o valor arredondado para 3,14159 ou simplesmente 3,14. Esses grandes cálculos são parte de um ramo da Matemática conhecido como aritmética de precisão arbitrária. O interessante na prática são os algoritmos computacionais utilizados e que podem servir para outras coisas. Com evolução tecnológica esperamos agora o novo record que com certeza virá.

3 comentários:

  1. , Putz Griloo ? kspaoksopa , (/euri . Parece que estava ouvindo o Sr ,falar ! haha . Beeijõo'

    ResponderExcluir
  2. Pois é Sarah...kspaoksopa!!!
    Gostou do post? q bom t la por aqui!

    ResponderExcluir
  3. haha , gosteeý siim ! ;DD . Beeijãao !

    ResponderExcluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor* como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.

▼ Mosaico | Link's ★

Álgebra e GeometriaBNCCBases Matemáticas - UFABCCálculo com MapleCálculo I - UFF Cálculo(UnivespTV)Centro MatemáticoColetânea MatemáticaConteúdos DigitaisCourseraCPU-UFJFCurrículo +Clube de MatemáticaEducação BaseadaEMEM(UFSCar)E-CálculoMathematical EtudesGeogebra SPGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiMalba TahanLD-Matemática-UFSCMatematecaMatemática-PT Mathway Matemática-FGVMatemática em Toda Parte IIMat/EAD(UFMG)MathematikosMestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoranNiuAlephNTEM (Lante-UFF)Paulo FreirePoliedros(moldes)Poliedros-IFPorvirProficiênciaProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalTIC na MatemáticaREARevista OIMRPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaSBEMSBMSobrevivência em CálculoUnesco no Brasil Um livroUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECZéfiroZKWolfram MathWorld

▼ Postagens mais visitadas ★

*O Portal da Matemática OBMEP oferece, gratuitamente, a todos os estudantes do país materiais relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!