Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS| *

80

►Vai encarar o ENEM este ano? Inicie os estudos fazendo as provas das edições anteriores. Acesse-as aqui.

►Que tal fazer agora um simulado on-line para o ENEM? Acesse-o aqui (utilize o Chrome preferencialmente).

OBMEP 2017 ... Vamos relembrar a história de 4 jovens que passaram pela OBMEP ? Veja o documentário aqui.

►Conhece o vestibulinho das ETEC's(Escolas Técnicas Estaduais-SP)? Acesse as provas anteriores, cursos e período de inscrição. Mais informações acesse aqui.

►Conheça o SISU - Sistema de Seleção Unificada para o ensino superior / SISUTEC - Sistema de Seleção para a Educação profissional tecnológica do MEC (Ministério da Educação) e saiba como aproveitar a nota do ENEM para ingresso em cursos superiores e técnicos de instituições públicas.

►Conhece o PASUSP? Um importante programa de Avaliação da USP destinado a alunos do 2º e 3º ano do EM da rede pública paulista.


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O número "pi" e sua imprecisão

Você sabia que em qualquer circunferência, a da terra ou da moeda de 1 centavo, a divisão da medida da circunferência pelo diâmetro é um número constante e representado pelo símbolo onde seu valor é aproximadamente:

O número "pi" é um raro exemplo de um número que nunca pode ser calculado com exatidão, ele pertence ao conjunto denominado números irracionais (existem infinitos algarismos após a vírgula e sem período). Se você já sabia de tudo isso então olha a nova: Um francês acaba de calcular esse número com 2,7 trilhões de casas após a vírgula (123 bilhões de dígitos além do recorde anterior), com ajuda de um computador é claro. Essa é uma disputa secular, onde matemáticos do mundo inteiro tentam chegar a uma representação mais precisa do seu valor. Isaac Newton foi um dos primeiros a trabalhar nos algarismos de "pi". Passou muito tempo usando uma das fórmulas que ele mesmo desenvolveu para conseguir mais alguns dígitos. O nome do ilustre francês é Fabrice Bellard que diz ter usado um computador comum e precisado de 131 dias entre completar o cálculo e checar o resultado. Só para armazenar a nova versão do número é necessário mais de um terabyte de espaço no disco rígido (Putz grilo!!!). Bellard admite não haver tantas aplicações práticas para a façanha. Para as questões práticas da humanidade geralmente consideramos o valor arredondado para 3,14159 ou simplesmente 3,14. Esses grandes cálculos são parte de um ramo da Matemática conhecido como aritmética de precisão arbitrária. O interessante na prática são os algoritmos computacionais utilizados e que podem servir para outras coisas. Com evolução tecnológica esperamos agora o novo record que com certeza virá.

3 comentários:

  1. , Putz Griloo ? kspaoksopa , (/euri . Parece que estava ouvindo o Sr ,falar ! haha . Beeijõo'

    ResponderExcluir
  2. Pois é Sarah...kspaoksopa!!!
    Gostou do post? q bom t la por aqui!

    ResponderExcluir
  3. haha , gosteeý siim ! ;DD . Beeijãao !

    ResponderExcluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.