Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Estudar Matemática : Fazendo exercícios ou resolvendo problemas?

O estudo da Matemática a partir do fazer exercícios, não é mais interessante para formação plena de jovens cidadãos que pretendem participar da sociedade atual de forma produtiva e consciente. Fazer exercícios é necessário más o foco do aprendizado de Matemática não é este. No quadro atual, muitos pais e estudantes não compreendem e/ou resistem a práticas escolares com ênfase na resolução de problemas. Ainda existem muitas pessoas que acreditam nas velhas listas de exercicios chegando a exigir que professores as proponham para seus filhos treinarem. Estudantes quando colocados diante de problemas matemáticos proferem instantaneamente: Como faço isso professor? Qual é a fórmula que se usa? Que conta temos que fazer? O senhor não ensinou isso! (essa é a pior!). Existe um consenso entre os educadores que atualmente o aprender Matemática deve acontecer num ambiente com maior ênfase na resolução de problemas e não apenas resolvendo exercícios, pois com freqüência nos deparamos na vida com problemas e situações que exigem soluções novas, criativas, decisões corretas, etc. Só assim o aluno envolve-se com o "fazer" Matemática no sentido de criar hipóteses, conjecturar e investigar a partir da situação problema proposta.
A diferença entre exercício e problema? O exercício é uma atividade de treinamento que faz uso de alguma habilidade matemática já conhecida pelo estudante, como a aplicação de um algoritmo conhecido, de uma fórmula matemática conhecida, procedimentos memorizados, etc. O exercício envolve só aplicação, reprodução. Problema necessariamente envolve invenção, criação, tomada de decisão, metodologia, etc. É uma situação que o aluno se depara, de pouca ou de muita complexidade e para o qual não tem uma resposta imediata, mas que já possui os meios intelectuais para resolvê-lo. Portanto quando você tiver um problema pra resolver pense nisso. Quem aprende a resolver problemas, toma decisões mais corretas, é mais coerente, criativo, possui sabedoria, raciocínio lógico, autonomia e acima de tudo interfere na sociedade atual de forma produtiva e consciente. Vai um probleminha aí?

7 comentários:

  1. ola professor!! aquele brinquedo de 27 cubinhos não se chama TANGRAM ESPACIAL mas sim cubu soma!!

    ResponderExcluir
  2. Qual a diferença de:

    (-3)elevado a 2 =
    e
    -3 elevado a 2 =

    Resposta:

    ResponderExcluir
  3. (-3) elevado a 2 é igual a (-3).(-3) = +9 e
    -3 elevado a 2 é igual a - 3.3 = -9

    Ok?

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. e iagual a 3 elevado ao quadrado

      Excluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor* como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.

▼ Mosaico | Link's ★

Álgebra e GeometriaBNCCBases Matemáticas - UFABCCálculo com MapleCálculo I - UFF Cálculo(UnivespTV)Centro MatemáticoColetânea MatemáticaConteúdos DigitaisCourseraCPU-UFJFCurrículo +Clube de MatemáticaEducação BaseadaEMEM(UFSCar)E-CálculoMathematical EtudesGeogebra SPGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiMalba TahanLD-Matemática-UFSCMatematecaMatemática-PT Mathway Matemática-FGVMatemática em Toda Parte IIMat/EAD(UFMG)MathematikosMestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoranNiuAlephNTEM (Lante-UFF)Paulo FreirePoliedros(moldes)Poliedros-IFPorvirProficiênciaProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalTIC na MatemáticaREARevista OIMRPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaSBEMSBMSobrevivência em CálculoUnesco no Brasil Um livroUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECZéfiroZKWolfram MathWorld

▼ Postagens mais visitadas ★

*O Portal da Matemática OBMEP oferece, gratuitamente, a todos os estudantes do país materiais relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!