Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS| *

80

Vai encarar o ENEM este ano? Inicie os estudos fazendo as provas das edições anteriores. Acesse-as aqui.

Que tal fazer agora um simulado on-line para o ENEM? Acesse-o aqui (utilize o Chrome preferencialmente).

OBMEP 2017 ... Vamos relembrar a história de 4 jovens que passaram pela OBMEP ? Veja o documentário aqui.

Conhece o vestibulinho das ETEC's(Escolas Técnicas Estaduais-SP)? Acesse as provas anteriores, cursos e período de inscrição. Mais informações acesse aqui.

Conheça o SISU - Sistema de Seleção Unificada para o ensino superior / SISUTEC - Sistema de Seleção para a Educação profissional tecnológica do MEC (Ministério da Educação) e saiba como aproveitar a nota do ENEM para ingresso em cursos superiores e técnicos de instituições públicas.

Conhece o PASUSP? Um importante programa de Avaliação da USP destinado a alunos do 2º e 3º ano do EM da rede pública paulista.


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Estudar Matemática : Fazendo exercícios ou resolvendo problemas?

O estudo da Matemática a partir do fazer exercícios, não é mais interessante para formação plena de jovens cidadãos que pretendem participar da sociedade atual de forma produtiva e consciente. Fazer exercícios é necessário más o foco do aprendizado de Matemática não é este. No quadro atual, muitos pais e estudantes não compreendem e/ou resistem a práticas escolares com ênfase na resolução de problemas. Ainda existem muitas pessoas que acreditam nas velhas listas de exercicios chegando a exigir que professores as proponham para seus filhos treinarem. Estudantes quando colocados diante de problemas matemáticos proferem instantaneamente: Como faço isso professor? Qual é a fórmula que se usa? Que conta temos que fazer? O senhor não ensinou isso! (essa é a pior!). Existe um consenso entre os educadores que atualmente o aprender Matemática deve acontecer num ambiente com maior ênfase na resolução de problemas e não apenas resolvendo exercícios, pois com freqüência nos deparamos na vida com problemas e situações que exigem soluções novas, criativas, decisões corretas, etc. Só assim o aluno envolve-se com o "fazer" Matemática no sentido de criar hipóteses, conjecturar e investigar a partir da situação problema proposta.
A diferença entre exercício e problema? O exercício é uma atividade de treinamento que faz uso de alguma habilidade matemática já conhecida pelo estudante, como a aplicação de um algoritmo conhecido, de uma fórmula matemática conhecida, procedimentos memorizados, etc. O exercício envolve só aplicação, reprodução. Problema necessariamente envolve invenção, criação, tomada de decisão, metodologia, etc. É uma situação que o aluno se depara, de pouca ou de muita complexidade e para o qual não tem uma resposta imediata, mas que já possui os meios intelectuais para resolvê-lo. Portanto quando você tiver um problema pra resolver pense nisso. Quem aprende a resolver problemas, toma decisões mais corretas, é mais coerente, criativo, possui sabedoria, raciocínio lógico, autonomia e acima de tudo interfere na sociedade atual de forma produtiva e consciente. Vai um probleminha aí?

7 comentários:

  1. ola professor!! aquele brinquedo de 27 cubinhos não se chama TANGRAM ESPACIAL mas sim cubu soma!!

    ResponderExcluir
  2. Qual a diferença de:

    (-3)elevado a 2 =
    e
    -3 elevado a 2 =

    Resposta:

    ResponderExcluir
  3. (-3) elevado a 2 é igual a (-3).(-3) = +9 e
    -3 elevado a 2 é igual a - 3.3 = -9

    Ok?

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. e iagual a 3 elevado ao quadrado

      Excluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.