Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS| *

80

►Vai encarar o ENEM este ano? Inicie os estudos fazendo as provas das edições anteriores. Acesse-as aqui.

►Que tal fazer agora um simulado on-line para o ENEM? Acesse-o aqui (utilize o Chrome preferencialmente).

OBMEP 2017 ... Vamos relembrar a história de 4 jovens que passaram pela OBMEP ? Veja o documentário aqui.

►Conhece o vestibulinho das ETEC's(Escolas Técnicas Estaduais-SP)? Acesse as provas anteriores, cursos e período de inscrição. Mais informações acesse aqui.

►Conheça o SISU - Sistema de Seleção Unificada para o ensino superior / SISUTEC - Sistema de Seleção para a Educação profissional tecnológica do MEC (Ministério da Educação) e saiba como aproveitar a nota do ENEM para ingresso em cursos superiores e técnicos de instituições públicas.

►Conhece o PASUSP? Um importante programa de Avaliação da USP destinado a alunos do 2º e 3º ano do EM da rede pública paulista.


domingo, 26 de setembro de 2010

Quantos são os números?

Quando pensamos em números, imaginamos que exista uma grande quantidade deles e com certeza existe muita gente que sente-se incapaz de dizer quantos. Na poesia, o poeta diz: “são tantos quanto os grãos de areia do mar” ou “tão numerosos quanto as estrelas que brilham no firmamento”. Quantos são os números? Bem pior é não saber ler um número. Certa vez um aluno pasmado, após minha escrita no quadro, pergunta:

O que é isso professor?

- É um número!
- Um só?! Ele pergunta.
- É um número só, é muito grande más é um só.
- E como se fala esse número? (pasmado, expliquei)

Vejamos:
1234567891234567891234567
Inicialmente separamos de três em três da direita para a esquerda e teremos:
Esse grande número deve ser lido então:

“Um septilhão, duzentos e trinta e quatro sextilhões, quinhentos e sessenta e sete quintilhões, oitocentos e noventa e um quatrilhões, duzentos e trinta e quatro trilhões, quinhentos e sessenta e sete bilhões, oitocentos e noventa e um milhões, duzentos e trinta e quatro mil e quinhentos e sessenta e sete”.

De fato é um grande número e por maior que pareça, sempre existirá um número maior ainda. É só adicionar mais uma unidade a ele e teremos o seu sucessor:

1.234.567.891.234.567.891.234.568

E essa é uma importante característica do conjunto dos números naturais. Saber ler um número é tão importante quanto ler uma frase e muita gente não se dá conta disso.

6 comentários:

  1. Mais um número grande professor: O Brasil possui 14.100.000(14,1 milhões)de analfabetos com 15 anos ou mais que não sabem ler e nem escrever. Vergonhoso!!! Será que o Tiririca está entre eles?

    ResponderExcluir
  2. professor porque você não fala do malba takan parra quem não tem o livro saber sobre ele?por favor

    ResponderExcluir
  3. oi professor é o wellington gosto muito da sua aula e gosto tanbem da sua auto avaliação porque tem como a gente se espresar atravez daquilo obrigado e quando tiver ferias boas ferias

    ResponderExcluir
  4. É PROFESSOR COLOCA NO SEU BLOG FALANDO DE MALBA TAKAN COLOCA PORFAVORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR?????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  5. PROFESSOR É O WELLINGTON VOCÊ VAI VISTA NO CADERNO O PLOBLEMAS DO 1° ?

    ResponderExcluir
  6. Olá Wellington... vc é uma figurinha... tá feito o pedido vamos fazer um post só pra falar do Julio Cesar ( Malba Tahan ). Enquanto isso... observe aí do lado do blog que tem um lousinha falando do dia 6 de maio e tbm do Malba Tahan

    um abraço qrido ( vc é uma simpatia )

    ResponderExcluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.