Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|

domingo, 26 de setembro de 2010

Quantos são os números?

Quando pensamos em números, imaginamos que exista uma grande quantidade deles e com certeza existe muita gente que sente-se incapaz de dizer quantos. Na poesia, o poeta diz: “são tantos quanto os grãos de areia do mar” ou “tão numerosos quanto as estrelas que brilham no firmamento”. Quantos são os números? Bem pior é não saber ler um número. Certa vez um aluno pasmado, após minha escrita no quadro, pergunta:

O que é isso professor?

- É um número!
- Um só?! Ele pergunta.
- É um número só, é muito grande más é um só.
- E como se fala esse número? (pasmado, expliquei)

Vejamos:
1234567891234567891234567
Inicialmente separamos de três em três da direita para a esquerda e teremos:
Esse grande número deve ser lido então:

“Um septilhão, duzentos e trinta e quatro sextilhões, quinhentos e sessenta e sete quintilhões, oitocentos e noventa e um quatrilhões, duzentos e trinta e quatro trilhões, quinhentos e sessenta e sete bilhões, oitocentos e noventa e um milhões, duzentos e trinta e quatro mil e quinhentos e sessenta e sete”.

De fato é um grande número e por maior que pareça, sempre existirá um número maior ainda. É só adicionar mais uma unidade a ele e teremos o seu sucessor:

1.234.567.891.234.567.891.234.568

E essa é uma importante característica do conjunto dos números naturais. Saber ler um número é tão importante quanto ler uma frase e muita gente não se dá conta disso.

6 comentários:

  1. Mais um número grande professor: O Brasil possui 14.100.000(14,1 milhões)de analfabetos com 15 anos ou mais que não sabem ler e nem escrever. Vergonhoso!!! Será que o Tiririca está entre eles?

    ResponderExcluir
  2. professor porque você não fala do malba takan parra quem não tem o livro saber sobre ele?por favor

    ResponderExcluir
  3. oi professor é o wellington gosto muito da sua aula e gosto tanbem da sua auto avaliação porque tem como a gente se espresar atravez daquilo obrigado e quando tiver ferias boas ferias

    ResponderExcluir
  4. É PROFESSOR COLOCA NO SEU BLOG FALANDO DE MALBA TAKAN COLOCA PORFAVORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR?????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  5. PROFESSOR É O WELLINGTON VOCÊ VAI VISTA NO CADERNO O PLOBLEMAS DO 1° ?

    ResponderExcluir
  6. Olá Wellington... vc é uma figurinha... tá feito o pedido vamos fazer um post só pra falar do Julio Cesar ( Malba Tahan ). Enquanto isso... observe aí do lado do blog que tem um lousinha falando do dia 6 de maio e tbm do Malba Tahan

    um abraço qrido ( vc é uma simpatia )

    ResponderExcluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor* como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.

▼ Mosaico | Link's ★

Álgebra e GeometriaBNCCBases Matemáticas - UFABCCálculo com MapleCálculo I - UFF Cálculo(UnivespTV)Centro MatemáticoColetânea MatemáticaConteúdos DigitaisCourseraCPU-UFJFCurrículo +Clube de MatemáticaEducação BaseadaEMEM(UFSCar)E-CálculoMathematical EtudesGeogebra SPGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiMalba TahanLD-Matemática-UFSCMatematecaMatemática-PT Mathway Matemática-FGVMatemática em Toda Parte IIMat/EAD(UFMG)MathematikosMestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoranNiuAlephNTEM (Lante-UFF)Paulo FreirePoliedros(moldes)Poliedros-IFPorvirProficiênciaProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalTIC na MatemáticaREARevista OIMRPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaSBEMSBMSobrevivência em CálculoUnesco no Brasil Um livroUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECZéfiroZKWolfram MathWorld

▼ Postagens mais visitadas ★

*O Portal da Matemática OBMEP oferece, gratuitamente, a todos os estudantes do país materiais relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!