Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS| *

80

►Vai encarar o ENEM este ano? Inicie os estudos fazendo as provas das edições anteriores. Acesse-as aqui.

►Que tal fazer agora um simulado on-line para o ENEM? Acesse-o aqui (utilize o Chrome preferencialmente).

OBMEP 2017 ... Vamos relembrar a história de 4 jovens que passaram pela OBMEP ? Veja o documentário aqui.

►Conhece o vestibulinho das ETEC's(Escolas Técnicas Estaduais-SP)? Acesse as provas anteriores, cursos e período de inscrição. Mais informações acesse aqui.

►Conheça o SISU - Sistema de Seleção Unificada para o ensino superior / SISUTEC - Sistema de Seleção para a Educação profissional tecnológica do MEC (Ministério da Educação) e saiba como aproveitar a nota do ENEM para ingresso em cursos superiores e técnicos de instituições públicas.

►Conhece o PASUSP? Um importante programa de Avaliação da USP destinado a alunos do 2º e 3º ano do EM da rede pública paulista.


domingo, 28 de agosto de 2011

Radicais irracionais sobre a reta


Quando falamos em números na educação básica, os estudos acontecem desde os naturais até os números complexos. Logo abaixo temos o diagrama* que representa a relação entre os Complexos(C), os Reais(R), os Irracionais(Ir), os Racionais(Q), os Inteiros(Z) e os Naturais(N). O diagrama de forma resumida nos mostra a relação de inclusão entre os diversos conjuntos que estudamos nesta etapa e sobre o mesmo podemos inferir que todo número natural é inteiro, todo número inteiro é racional, todo número racional é real, assim como, todo número irracional é também real. Podemos perceber que os números racionais e os irracionais constituem os Reais. Sobre a reta representamos todos os números racionais e os irracionais, e por isso podemos chamá-la de reta real. Inversamente, todo ponto da reta real representa um número, que pode ser racional ou irracional. Localizar os números naturais, inteiros e até os racionais sobre a reta é uma tarefa relativamente simples, más e os irracionais? Será que existe algum procedimento em Matemática que relacione um ponto e sua abcissa de forma mais precisa? Para os radicais irracionais como raiz quadrada de 2, 3, 5, ..., existe um procedimento já conhecido. Vejamos: localize na reta, conforme ilustração abaixo, a medida da hipotenusa (x) obtida através do teorema de Pitágoras e para isso posicionamos em O (ponto cuja abcissa é zero) a ponta sem grafite (ponta seca) de um compasso, com abertura igual ao tamanho da hipotenusa. Descrevendo um arco com o compasso, encontramos o exato ponto na reta que corresponde a x . Observe:

Do mesmo modo, podemos determinar outros radicais:


Gostou? Até o próximo.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
*Cuidado! Existem vários sites e blogs que apresentam o diagrama errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.