quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Matematicamente Competente
O que significa ser matematicamente competente? De acordo com Wenger (1998) a competência é criada e definida na ação. Assim sendo, os participantes numa comunidade de prática devem ter oportunidades para desenvolver as suas competências, ou seja, (I) ocasiões para aplicar habilidades, criar e partilhar soluções para problemas surgidos ou propostos e tomar decisões quer em pequeno grupo quer em grande grupo; (II) ocasiões para apresentar os seus trabalhos a outros e para sujeitar-se a avaliação crítica; reconhecer diferentes estilos de fazer as coisas e confrontá-los com os seus próprios tirando daí implicações; “criar espaço e disponibilidade que encorajem a expressão da diferença integrando estilos e formas de trabalho diferentes” (Matos, 2003, p. 10); criar espaços para a negociação do significado e desenvolvimento de empreendimentos comuns, (III) envolver artefatos (físicos ou conceituais) que ajudem a desenvolver a competência. Tudo o que Wenger (1998) afirma sobre competência aproxima-se do que se pode ler no Currículo Nacional do Ensino Básico a este respeito.“A competência diz respeito ao processo de ativar recursos (conhecimentos, capacidades, estratégias) em diversos tipos de situações, nomeadamente em situações problemáticas. Por isso não se pode falar de competência sem lhe atribuir algum grau de autonomia em relação ao uso do saber”(Ministério da Educação, 2001, p. 9”). Mas Wenger (1998) afirma que ajudar a sustentar o engajamento é apoiar a formação de comunidades de prática. E a aprendizagem que tem lugar numa comunidade de prática é vista como um aspecto integral da prática, o que é substancialmente diferente de pensar a aprendizagem com o foco analítico no indivíduo como alguém que aprende e da prática engolida por processos e teorias de aprendizagem, que é normalmente o que acontece quando se usa uma abordagem tradicional no ensino da Matemática.
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