✽ ✽ ✽ Seja bem-vindo(a). Hoje é ✽ ✽ ✽
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|


★★★

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Ninguém "nasce" bom em Matemática

A Ciência explica por que todos podem aprender

    Depois de duas décadas trabalhando como professor de Matemática e vivendo os desafios do ensino, uma das barreiras que ainda me incomoda - e que se manifesta fortemente em nossa cultura - é o mito do "cérebro matemático". Já ouvi muito: "Eu não levo jeito para números", "Não nasci com esse dom" e, o pior, "Sou de Humanas". Para muitos estudantes e pais, a Matemática parece uma habilidade mágica que você tem ou não tem. Mas a Ciência traz uma notícia incrível: esse "dom" é um mito!

    Um artigo da BBC destaca o trabalho da Dra. Jo Boaler, de Stanford, provando que o nosso cérebro é muito mais flexível do que imaginamos.

1º- O Cérebro é "Plástico" (e cresce com o desafio!). A ideia principal é a neuroplasticidade. Cada vez que aprendemos algo novo ou enfrentamos um problema difícil, nosso cérebro cria novas conexões e as sinapses se fortalecem.

Se você é estudante: Pense no seu cérebro como um músculo. Se você só levanta pesos leves (faz exercícios fáceis), ele não cresce. É no momento da dificuldade que o "músculo" da Matemática realmente se desenvolve.

Se é pai ou mãe: Não existe um "cérebro matemático" fixo. O que existe é prática e estímulo correto.

2º- O erro é o seu melhor amigo. Sabe aquele frio na barriga quando você erra uma conta? No artigo, Boaler explica que o cérebro cresce mais quando cometemos erros do que quando acertamos tudo de primeira. Quando erramos, o cérebro trabalha dobrado para entender o que aconteceu. Por isso, nunca tenha vergonha de errar - o erro é o sinal de que seu cérebro está em pleno processo de expansão.

3º- Fuja da "Cultura da Velocidade". Muitos alunos acham que ser bom em Matemática é ser o mais rápido da turma. Grande erro! A Matemática profunda é sobre criatividade, conexões e pensamento crítico, não sobre velocidade. Alguns dos maiores matemáticos do mundo pensam de forma lenta e visual.

Dica: Não tenha pressa. O importante é entender o porquê das coisas, não apenas decorar fórmulas.

4º- Tenha Mentalidade de Crescimento. A maior barreira para aprender Matemática não é a inteligência, mas a crença de que você não consegue. Se você acredita que sua inteligência é fixa, você desiste no primeiro obstáculo. Se você entende que pode "ficar mais inteligente" com esforço, os limites desaparecem.

    Conclusão: Vamos mudar essa conversa? Pais, evitem dizer perto dos seus filhos que "também eram ruins em Matemática". Reflitam: É essa a herança que vocês desejam deixar? Isso só reforça o mito do dom. Em vez disso, vamos celebrar o esforço e a persistência. Estudantes, na próxima vez que se depararem com um problema difícil, não pensem "eu não consigo". Digam: "Meu cérebro ainda está construindo esse caminho".

    A Matemática é para todos. E você tem toda a capacidade do mundo para dominá-la! Não deixe que antigos rótulos definam o seu futuro. Acredite no processo, respeite o seu tempo e celebre cada descoberta. Você é capaz de aprender qualquer coisa, e estou aqui para te dizer: o caminho pode ser desafiador, mas a vista lá de cima é incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

??????????* Vamos jogar o Tangram? Acesse-o aqui.

✽ O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, aos estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite !!

?
?
Experimente ► 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
?
* Aproveite e conheça: nossa história na OBMEP.
?

▼ Reflita | Um pensamento ...

0 0

▼ Links | Por onde andei enquanto... ♫

ABCÁlgebra e GeometriaAMSANPMaTAoPSBases Matemáticas - UFABCBewisseBNCCBoteco EscolaBrainlyCAE - USPCanvas(Designs)Canvas(Instructure)Cálculo com MapleCálculo com G.A. 1Cálculo com G.A. 2Cálculo ICálculo IICálculo(UnivespTV)Cátedra de Educação Básica - USPCDMC - FGVCentro MatemáticoCIEBCIEBPClubMathsColeção de questões de MatemáticaComitê Gestor da Internet BRConteúdos Digitais-UFFCF/88(Brasília 2018)Clube de MatemáticaCopernicusCourseraCurrículo PaulistaCurrículo +CronômetroCrux MathematicorumDesafios da FísicaEducação BaseadaEditora FiEditora Pimenta CulturalEducação e Tecnologias - UFSCARedXEFAP-SPEIOEditor pixlrEMEM(UFSCar)E-CálculoFazGameFebraceGeogebra SPGoConqrGuia da InternetGregos e TroianosHorário de VerãoHistória e MatemáticaIBGEiea - USPIEMTec - UFABCilove PDFIMECCIMPA TechIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaInvertextoLearncafeLegislação da SEE-SPLD-Matemática-UFSCMAAMalba TahanManifesto dos PioneirosMatematecaMatemática-PTMathwayMathematical EtudesMathematical Intelligencer, TheMatemática em Toda Parte IIMentalidades MatemáticasMatemática na WikipédiaMat/EAD(UFMG)Mestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoodleMoranNIC.brNIEDNiuAlephNoticiário da SBMNovo Ensino Médio - SPNTEM (Lante-UFF)OCMO futuro das coisasO GeogebraOPMO tamanho do espaçoOutlookPadletPaíses - IBGEPaulo FreirePensamento ComputacionalPhETPISAPlataforma CAEdPoliedros(moldes)População do BrasilPorvirProf. Wilton FilhoProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalQR CodeREMatRevista ParábolaRMURPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaRubem Alves - crônicasSARESP em Revista (*) (**)SketchBookSBEMSBMSobrevivência em CálculoSED - SPSmall pdfTIC na MatemáticaTinyURLTerry TaoUdemyUnesco no Brasil Um livro AbertoUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECWolfram MathWorld Wordwallyoucubed • ...


?

▼ Seções do Blogue | Acesso Rápido ★

»

?


?

★ Caixas & Surpresas ▬▬▬▬▬▬▬

... Experiências e Surpresas Interativas em caixinhas!😉
?
♦♦♦ Acesse e surpreenda-se ! ♦♦♦

?

✽ Descubra o Universo das Olimpíadas de Matemática! Este espaço reúne os principais links das olimpíadas matemáticas no Brasil e ao redor do mundo, celebrando a diversidade de desafios que estimulam o raciocínio, a criatividade e o gosto pelo aprendizado da Matemática. Com foco em estudantes da educação básica, destacamos problemas instigantes e acessíveis que despertam o prazer de pensar. Mais que uma coleção de questões, esta seção é um convite à cultura olímpica — um movimento que valoriza o talento, a persistência e o aprendizado coletivo. Venha explorar, resolver e se inspirar!