✽ ✽ ✽ Seja bem-vindo(a). Hoje é ✽ ✽ ✽
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|


★★★

sábado, 30 de setembro de 2017

Pense num Pitágoras animado !


   Alguns chamam de "Tio Pit" e uma grande maioria simplesmente de PitágorasSe fizermos uma busca na internet pelo termo, inevitavelmente cairemos no famoso Teorema (com o "t" maiúsculo mesmo):

   "Em qualquer triângulo retângulo, a área do quadrado cujo lado é a hipotenusa é igual à soma das áreas dos quadrados que têm como lados cada um dos catetos."

      Ilustrando a ideia temos:

   Incrivelmente essa afirmação (uma equação) que recebe o nome de um homem que alguns historiadores dizem inclusive que pode nem ter existido, que é uma verdade eterna, mais eterna que um diamante segundo o matemático português Eduardo S. de Cabezon, é universalmente conhecida e inconfundível. Não há sistema educacional no mundo que não fale sobre o assunto. Observe que alguns autores preferem representar a hipotenusa (lado maior do triângulo retângulo) por "a", como é o meu caso, e outros por "c" levando nesse 2º caso a reescrita da equação: 

c² = a² + b²,

e isso pouco importa desde que fique claro quem é a hipotenusa!

   Naturalmente não venho aqui para dizer que sou fã do tal Pitágoras, nem mostrar tais aplicações no mundo real e nem tão pouco falar dos Gifs (Formato de Intercâmbio Gráficos) que ornamentam este blogue, isso é evidente. A popularização da internet e a revolução cultural que as tecnologias digitais propiciam e que ainda surpreendem, garantem que nunca foi tão fácil apreender Matemática e Gifs, entre outros objetos digitais, são coisas que surgem todos os dias na rede mundial elaborados por mentes criativas para ilustrar ideias. Isso sim me encanta, contribui e vira recurso para o ensino e aprendizado. Da minha coleção, que guardo como semijoias do pensamento e que tenho salvo em meu repositório pessoal, tenho alguns preferidos e compartilho logo a seguir o 1º da minha lista, cuja hipotenusa está representada por "c". Veja:


   E agora: 
      
   Uma vez que os quatro triângulos retângulos coloridos são congruentes (de mesma medida), isso nos leva a conclusão que: "A área do quadrado maior é igual a soma das áreas dos dois quadrados menores".   
     Abaixo temos mais 20 animações incríveis e belíssimas, na ordem de minha preferência. Escolha a sua preferida! E se conhece mais alguma que não está por aqui, me envie. Desde já agradeço.



     Ficou curioso sobre o assunto e deseja se aprofundar ? Então acesse esse material da OBMEP, do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP) e bons estudos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

??????????* Vamos jogar o Tangram? Acesse-o aqui.

*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!

?
Experimente ► 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
?
* Aproveite e conheça nossa história na OBMEP.
?

▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento

0

0

▼ Por onde andei(o) enquanto... ♫ | Link's

ABCÁlgebra e GeometriaAMSANPMaTAoPSBases Matemáticas - UFABCBewisseBNCCBoteco EscolaBrainlyCAE - USPCanvas(Designs)Canvas(Instructure)Cálculo com MapleCálculo com G.A. 1Cálculo com G.A. 2Cálculo ICálculo IICálculo(UnivespTV)Cátedra de Educação Básica - USPCDMC - FGVCentro MatemáticoCIEBCIEBPColeção de questões de MatemáticaComitê Gestor da Internet BRConteúdos Digitais-UFFCF/88(Brasília 2018)Clube de MatemáticaCourseraCurrículo PaulistaCurrículo +CronômetroCrux MathematicorumDesafios da FísicaEducação BaseadaEditora FiEditora Pimenta CulturalEducação e Tecnologias - UFSCARedXEFAP-SPEIOEditor pixlrEMEM(UFSCar)E-CálculoFazGameFebraceGeogebra SPGoConqrGuia da InternetGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaHistória e MatemáticaHistória do ensino da MatemáticaIBGEiea - USPilove PDFIMECCIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiLearncafeLegislação da SEE-SPLD-Matemática-UFSCMAAMalba TahanManifesto dos PioneirosMatematecaMatemática-PTMathwayMathematical EtudesMathematical Intelligencer, TheMatemática em Toda Parte IIMentalidades MatemáticasMatemática na WikipédiaMat/EAD(UFMG)Mestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoodleMoranNIC.brNIEDNiuAlephNoticiário da SBMNovo Ensino Médio - SPNTEM (Lante-UFF)OCMO GeogebraOPMO tamanho do espaçoOutlookPadletPaíses - IBGEPaulo FreirePensando MatematicamentePensamento ComputacionalPhETPISAPlataforma São Paulo - CAEdPoliedros(moldes)População do BrasilPorvirProf. Wilton FilhoProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalQR CodeREMatRevista ParábolaRMURPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaRubem Alves - crônicasSARESP em Revista (*) (**)SketchBookSBEMSBMSobrevivência em CálculoSED - SPSmall pdfTIC na MatemáticaTinyURLTerry TaoUdemyUnesco no Brasil Um livro AbertoUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECWolfram MathWorld WordwallyoucubedZéfiro • ...


?

▼ Seções do Blogue | Acesso Rápido ★

»

?


?