Investigando, argumentando e demonstrando
Em Matemática, é comum formularmos afirmações que servem de alicerce para a construção do conhecimento. Essas declarações, por mais sólidas que pareçam, podem se tornar problemáticas quando um estudante diz: “Não entendi a lógica por trás disso.” Por isso, sempre que possível, é essencial que essas proposições sejam comprovadas — não apenas para validar seu conteúdo, mas para tornar o raciocínio acessível e transparente.
Vamos analisar uma proposição:
Para concluir que ela é sempre verdadeira é suficiente constatar que a proposição é válida para alguns casos particulares?
6 + 4 = 10; 118 + 124 = 242;
0 + 100 = 100; –8 + 28 = 20;
–30 + 28 = –2; –10 + 10 = 0 etc.
poderíamos sugerir uma infinidade de outros exemplos e mesmo assim não garantiríamos para sempre a veracidade da afirmação!
Do ponto de vista da Matemática, prevalece o
método dedutivo, em que uma propriedade matemática só é validada por meio de uma demonstração. Na Matemática, uma propriedade (ou um
teorema) é uma proposição do tipo “Se
p então
q”, em que
p é a
hipótese e
q é a
tese.
A demonstração é uma sequência (finita) de passos lógicos que permitem, a partir de p, concluir que q é verdadeira. Na proposição inicial, a hipótese é “a e b são números inteiros pares quaisquer” e a tese é “a + b é um número par”.
Acompanhe a demonstração dessa propriedade.
Como a é um número inteiro par, podemos escrevê-lo na forma a = 2.m, em que m ∈ ℤ. Analogamente b = 2.n, em que n ∈ ℤ.
Daí: a + b = 2.m + 2.n = 2.(m + n) , em que (m + n) ∈ ℤ.
Como m e n são inteiros, a soma m + n é um número inteiro e a + b resulta em um número múltiplo de 2, fica demonstrado que a + b é um número par.
Nem toda proposição matemática é verdadeira. Veja a seguinte:
Podemos verificar que a proposição é falsa, pois existem múltiplos de 3 que não são múltiplos de 6, como, por exemplo, 3, 9, 15, 21 etc. Cada um desses valores corresponde a um
contraexemplo. Um contraexemplo em Matemática é um exemplo específico que mostra que uma afirmação geral é falsa. Ele serve para refutar uma conjectura ou proposição, demonstrando que nem sempre ela é verdadeira. Pronto! Basta um contraexemplo para refutar a afirmação.
Agora é com você! Apresentamos algumas proposições envolvendo elementos do conjunto dos números inteiros. Decida se elas são verdadeiras ou falsas, exibindo uma demonstração para as verdadeiras e um contraexemplo para as falsas.
II) Se a é um número inteiro par, então a² é um número par.
III) Se a é um número inteiro múltiplo de 6, então a é múltiplo de 3.
IV) Se a é um número inteiro divisível por 5, então a é divisível por 10.
V) Se
a,
b e
c são números inteiros e consecutivos, então
(a + b + c) é um número inteiro múltiplo de 3.
VI) Se a e b são números inteiros e consecutivos, então (a² + b²) é um número ímpar.
Adaptado de: Gelson Iezzi... [et. al.] - Matemática: ciência e aplicações, 1º ano:
Ensino Médio - p.22 - São Paulo: Editora Saraiva, 2016
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