Seja bem-vindo(a). Hoje é
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS| *

80

►Vai encarar o ENEM este ano? Inicie os estudos fazendo as provas das edições anteriores. Acesse-as aqui.

►Que tal fazer agora um simulado on-line para o ENEM? Acesse-o aqui (utilize o Chrome preferencialmente).

OBMEP 2017 ... Vamos relembrar a história de 4 jovens que passaram pela OBMEP ? Veja o documentário aqui.

►Conhece o vestibulinho das ETEC's(Escolas Técnicas Estaduais-SP)? Acesse as provas anteriores, cursos e período de inscrição. Mais informações acesse aqui.

►Conheça o SISU - Sistema de Seleção Unificada para o ensino superior / SISUTEC - Sistema de Seleção para a Educação profissional tecnológica do MEC (Ministério da Educação) e saiba como aproveitar a nota do ENEM para ingresso em cursos superiores e técnicos de instituições públicas.

►Conhece o PASUSP? Um importante programa de Avaliação da USP destinado a alunos do 2º e 3º ano do EM da rede pública paulista.


domingo, 23 de maio de 2010

Dicas para aprender não só Matemática

É certo que cada estudante possui características próprias de personalidade, sociabilidade e formação cognitiva e que cada um pode descobrir caminhos que possibilitem melhorar as aprendizagens. Mas insisto em sugerir algumas dicas ou atitudes dentre as que observo nos bons estudantes que conheço e que podem ser praticadas por todos para potencializar os estudos. São elas:

Estude de forma ativa. Participe! Questione! Fique ligado! Ser estudante não é o mesmo que ser aluno. Uma pergunta certa no momento certo é de um valor inestimável.
Seja freqüente e pontual. São atitudes que indicam o seu interesse e envolvimento com o aprendizado. Quem não assiste e participa de todas as aulas corre o risco de interromper a comunicação com o professor. Nas ausências, o aluno deve imediatamente atualizar-se em relação à aula.
Concentre-se. Você já viu alguém ouvir uma música e cantar ou decorar outra ao mesmo tempo? A hora de estudar deve ser respeitada é um momento único. Às vezes em aula, brinco com aqueles que estão distraídos: Todo mundo sintonizado em FM e você em AM!
Estudar requer disciplina e rotina, seja em horário escolar ou não. Jogue limpo com você mesmo. Hora de estudar é hora de estudar mesmo que seja só uma horinha todo dia. Estabeleça rigorosamente um período do dia para os estudos.
Estude com empenho, com o coração, com capricho. Essa é uma atitude que devemos adotar pra tudo que nos propomos a fazer em nossas vidas. O lema é: É pra fazer? Então que seja bem feito!
Organize-se. Localize-se. Anote o que está sendo estudado. Tenha em mente ou registrado numa agenda, por exemplo, quais os conteúdos que estão sendo estudados e quais serão os próximos. Você consegue se imaginar tomando um ônibus sem saber para onde ele vai? Pior!!! O motorista pergunta: aonde você vai descer e você responde: Não sei!? (Cruz credo!!)
Ao estudar procure saber quais são os pré-requisitos do assunto que está sendo estudado. Certos assuntos requerem o conhecimento prévio de outros, caso contrário corre-se o risco de ficar completamente perdido e não entender o que está sendo estudado. Voltando a fábula do Ônibus: O motorista pergunta: Você sabe para onde vai? Você responde: Eu não sei nem da onde eu vim! (Putz grilo! Besouro! Barata! Etc.etc.etc.)
Identifique conceitos e idéias novas. Às vezes um assunto não fica claro de imediato e ao contrário do que é feito com os pré-requisitos, só quando avançamos no assunto e relacionamos aos conceitos já estabelecidos é que passamos a compreender melhor. É quando os conceitos novos passam a ter sentido para nós. É mais ou menos assim: O motorista do ônibus pergunta: Você sabe pra onde vai? Você responde: Mais ou menos... quando estiver perto eu dou o sinal ok? (o destino vai ficando claro... entende?)
Represente o pensamento. Faça esquemas, desenhos, diagramas, tabelas, gráficos ou qualquer outra ilustração que possa ajudar no entendimento ou na visualização do que está sendo estudado. Isso ajuda muito na resolução de problemas matemáticos mesmo que de inicio não faça sentido.
10ª Estude com compromisso e colaboração. Nunca deixe de fazer as atividades propostas. Elas são escolhidas intencionalmente. Encare-as como desafios a serem vencidos. São termômetros do aprendizado e muitas vezes trazem elementos que esclarecem o assunto. Se num primeiro momento você encontrar dificuldades, retome o assunto, faça exercícios mais simples, pesquise e volte a encarar o desafio.
11ª Desenvolva sua autonomia. Pesquise o assunto estudado em outros livros. Realize exercícios extras, conforme sua necessidade, sem exageros. A idéia é compreender, aprofundar e fixar conceitos importantes.
12ª Tenha entusiasmo. Vigor estudantil. Estabeleça metas. A vitória não é alcançada sem esforço e determinação. Os desafios servem para consagrar nossos esforços, ao fim sua persistência será recompensada por grandes conquistas e realizações.

Um comentário:

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

▼ Reflita | Frases e Pensamentos ★

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

""

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ ✽ ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Este blogue está vinculado ao Portal do Professor como uma contribuição e experiência pedagógica diferenciada no ensino de Matemática.