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sábado, 28 de janeiro de 2012

Estudar e aprender Matemática

O momento que antecede o início das aulas para nós professores e alunos é sempre cheio de expectativas. Para mim o clima é de pós semi-férias (½ das férias), parece que sempre foi assim mas nunca foi(me desculpem mas o panetone com 1/3 de frutas secas está em algum lugar entre a boca e a faringe). A escola se prepara para recepcionar os alunos, os alunos conferem as listas só para constatar se todos os colegas caíram na mesma turma, nós professores planejamos o retorno, e logo, alguém irá disparar a contagem regressiva. Não vou me estender muito nesse papo (vai que o panetone pula da goela e como de súbito reclama da aspereza e dos calos). Minha expectativa (sem “s”)? Que nossos alunos estudem e aprendam! E nesse período alguns, podem até se apaixonar pela Matemática. Notarão que ela tem diversas aplicações no dia-a-dia, nas ciências, nas finanças e na própria Matemática. Vão se defrontar com idéias geniais e criativas ou achar que alguns assuntos não têm aplicação, mas mesmo assim, podem ser apropriados e desenvolver habilidades necessárias e inteligíveis. Com o tempo irão perceber que o mundo atual é rodeado de Matemática, e sem ela não é possível imaginá-lo, para alguns será paixão e ferramenta para entendê-lo. Teremos também aqueles que não enxergarão tanta graça assim e dirão: Que panetone é esse?! E por fim teremos aqueles que por algum motivo afirmarão em praça pública que não gostam de Matemática (aí é trágico!). Mesmo assim, todos podem aprender o suficiente não só pra passar de ano, mas o suficiente para usar em suas vidas e para começar a tomar decisões corretas. Sobre a questão de aprender... Hoje temos maneiras diferentes e melhores de se ensinar e aprender Matemática e os livros atuais também sabem comunicar melhor. Sem falar na própria Internet ou nos computadores como ferramentas que nos permitem infinitas possibilidades de aprendizado. Pra tudo dar certo vou reforçar aqui (e em sala) um conjunto de dicas* que fiz neste blog na época em que conseguia digerir o panetone em tempo hábil (30 dias seguidos de férias). Sucesso a todos no trabalho e nos estudos e pra não contrariar o objetivo deste blog vou provocar com um probleminha que alguém me passou e gostei:
Suponha que o senhor X tenha, em reais, o dobro da quantia do senhor Y. Quanto o senhor X deve oferecer ao senhor Y para que ambos fiquem com a mesma quantia de R$ 20,00?
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
* Dicas para aprender não só Matemática (23/05/2010)

7 comentários:

  1. Suponha que o senhor X tenha, em reais, o dobro da quantia do senhor Y, então x=2y
    Quanto o senhor X deve oferecer ao senhor Y para que ambos fiquem com a mesma quantia de R$ 20,00? então, x-a=y+a=20

    x=2y
    x-a=y+a=20
    2y-a=y+a
    2y-y=a+a
    y=2a

    y+a=20
    2a+a=20
    3a=20
    a=20/3

    Podemos concluir que:

    O senhor x possui 80/3 reais
    O senhor y possui 40/3 reais
    E o senhor x deve oferecer ao senhor y 20/3 reais para que ambos fiquem com a mesma quentia.

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  2. Parabéns pelo blog, gostei muito
    P.S. Adorei a parte do panetone

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  3. Olá caro anônimo... seja muito bem vindo...Obrigado pela resolução (IMPECÁVEL!!)e pelos comentários.

    Prof. Carlos

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    Respostas
    1. Obrigado Professor Carlos. Sempre que possível, darei um pulinho no seu blog, pois adoro a matemática. Terminei o ensino médio há 2 anos, e atualmente faço faculdade de administração.
      P.S. só para não ficar como 'Anônimo', eu me chamo Daniel

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  4. poxa anonimo (Daniel) gostei muito da sua resposta tenho muita dificuldade em matematica, estou estudando para fazer uma prova e to ficando muito confusa com tanta letra e numeros se voce poder mim ajudar e-mail tathy2006@hotmail.com mim chamo Tatiane Rocha

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    Respostas
    1. Tatiane, prazer em conhecê-la. Legal que você se interesse pela matemática. Matemática realmente é tudo de bom. Terei o maior prazer em te ajudar. Estou fazendo contato com você agora mesmo pelo e-mail que você deixou.
      Ah, desde já desejo que você faça uma ótima prova.
      Daniel

      Excluir
  5. Fico feliz por este blog ter proporcionado a vcs, Daniel e Tatiane o encontro e consequentemente estudos envolvendo a Matemática. Vou deixar o convite a vcs para visitarem o CEM:

    clubedeestudosdematematica.blogspot.com.br

    Lá temos um sequência de atividades(com questões escolhidas)de forma que possibilite "visitar" e "avançar" nas principais ideias da Matemática. Ficarei muito feliz pelos comentários.
    Até mais e sucesso aos dois.

    Prof. Carlos

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