Em muitos livros a Álgebra é descrita como a parte da Matemática que estuda os cálculos envolvendo números e letras, e portanto, o estudo das equações faz parte da Álgebra. A apresentação da Álgebra assim fica tão forte que muita gente diria: Têm x? Então é Álgebra. Não gosto de encontrar e realçar essa forma de apresentação. Compreender e ensinar Álgebra não é uma tarefa fácil, pois existem diferentes significados que precisamos investigar se foram ou não apropriados por quem se dedica ao estudo e ensino desse ramo. Frequentemente, como educadores, procuramos estratégias que possibilitem valorizar e garantir a construção efetiva de todos os significados envolvidos. Uma boa maneira e indispensável é propormos aos nossos alunos adivinhações numéricas como as que veremos adiante e propor em seguida as seguintes questões: Por que dá certo sempre? Invente uma adivinhação numérica. Agora cuidado! Já vi alunos que conhecem adivinhações numéricas, más não sabem justificar por que dá certo, elas foram apenas decoradas. É a velha imagem da Álgebra: "Encontre o x !", mesmo que não faça sentido. Vejamos agora alguns exemplos, entre tantos, envolvendo adivinhações numéricas e que possibilitam levar o estudante, além da noção de incógnita.
1º exemplo: (Entre 2 estudantes - o que propõe e o voluntário - onde no final, quem propõe descobre o número pensado inicialmente pelo voluntário.)
Pense em um número; Triplique o seu valor; Adicione 2 ao resultado; Dobre o seu valor; Subtraia 4 do resultado; Divida por 6.
O resultado é o número que você pensou! Correto?
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