✽ ✽ ✽ Seja bem-vindo(a). Hoje é ✽ ✽ ✽
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|


★★★

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Adivinhações Numéricas e a Álgebra

Em muitos livros a Álgebra é descrita como a parte da Matemática que estuda os cálculos envolvendo números e letras, e portanto, o estudo das equações faz parte da Álgebra. A apresentação da Álgebra assim fica tão forte que muita gente diria: Têm x? Então é Álgebra. Não gosto de encontrar e realçar essa forma de apresentação. Compreender e ensinar Álgebra não é uma tarefa fácil, pois existem diferentes significados que precisamos investigar se foram ou não apropriados por quem se dedica ao estudo e ensino desse ramo. Frequentemente, como educadores, procuramos estratégias que possibilitem valorizar e garantir a construção efetiva de todos os significados envolvidos. Uma boa maneira e indispensável é propormos aos nossos alunos adivinhações numéricas como as que veremos adiante e propor em seguida as seguintes questões: Por que dá certo sempre? Invente uma adivinhação numérica. Agora cuidado! Já vi alunos que conhecem adivinhações numéricas, más não sabem justificar por que dá certo, elas foram apenas decoradas. É a velha imagem da Álgebra: "Encontre o x !", mesmo que não faça sentido. Vejamos agora alguns exemplos, entre tantos, envolvendo adivinhações numéricas e que possibilitam levar o estudante, além da noção de incógnita.
1º exemplo: (Entre 2 estudantes - o que propõe e o voluntário - onde no final, quem propõe descobre o número pensado inicialmente pelo voluntário.)
Pense em um número; Triplique o seu valor; Adicione 2 ao resultado; Dobre o seu valor; Subtraia 4 do resultado; Divida por 6.
O resultado é o número que você pensou! Correto?
(Refaça as etapas três vezes, utilizando diferentes números. O que podemos concluir em relação ao número pensado e o resultado obtido? É possível concluir que funciona com qualquer número pensado? Por que dá certo sempre?)2º exemplo: (Entre 2 estudantes onde quem propõe sabe que o resultado é sempre 1.)
Pense em um número par e positivo; Multiplique pelo número par seguinte; Some 1 ao resultado; Extraia a raiz quadrada; Subtraia o número que você pensou no início.
O resultado é 1! Correto?
(Funciona com outros números pensados? Por que dá certo sempre?)3º exemplo: (Entre 2 estudantes onde no final, quem propõe sabe que o número pensado será o algarismo das dezenas do resultado.)
Pense em um número natural de 1 a 9; Multiplique esse número por 2; Multiplique o resultado por 5; Agora, some outro número natural entre 1 e 9.
Diga o resultado que lhe digo o número pensado.
(Funciona com outros números pensados? Por que dá certo sempre?)


Propor atividades como essas, sempre que possível e em grupo, além das atividades que tradicionalmente já o fazemos, propiciam ao estudante uma situação que favorece o interesse pelo assunto e conseqüentemente à aprendizagem significativa da Álgebra. Em resumo: Adivinhações numéricas são oportunas para contextualizar (dar significados) a Álgebra. Conhece mais alguma adivinhação numérica e sabe justificar por que dá certo sempre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

??????????* Vamos jogar o Tangram? Acesse-o aqui.

*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!

?
?
Experimente ► 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
?
* Aproveite e conheça nossa história na OBMEP.
?

▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento

0

0

▼ Por onde andei(o) enquanto... ♫ | Link's

ABCÁlgebra e GeometriaAMSANPMaTAoPSBases Matemáticas - UFABCBewisseBNCCBoteco EscolaBrainlyCAE - USPCanvas(Designs)Canvas(Instructure)Cálculo com MapleCálculo com G.A. 1Cálculo com G.A. 2Cálculo ICálculo IICálculo(UnivespTV)Cátedra de Educação Básica - USPCDMC - FGVCentro MatemáticoCIEBCIEBPColeção de questões de MatemáticaComitê Gestor da Internet BRConteúdos Digitais-UFFCF/88(Brasília 2018)Clube de MatemáticaCopernicusCourseraCurrículo PaulistaCurrículo +CronômetroCrux MathematicorumDesafios da FísicaEducação BaseadaEditora FiEditora Pimenta CulturalEducação e Tecnologias - UFSCARedXEFAP-SPEIOEditor pixlrEMEM(UFSCar)E-CálculoFazGameFebraceGeogebra SPGoConqrGuia da InternetGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaHistória e MatemáticaHistória do ensino da MatemáticaIBGEiea - USPilove PDFIMECCIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiLearncafeLegislação da SEE-SPLD-Matemática-UFSCMAAMalba TahanManifesto dos PioneirosMatematecaMatemática-PTMathwayMathematical EtudesMathematical Intelligencer, TheMatemática em Toda Parte IIMentalidades MatemáticasMatemática na WikipédiaMat/EAD(UFMG)Mestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoodleMoranNIC.brNIEDNiuAlephNoticiário da SBMNovo Ensino Médio - SPNTEM (Lante-UFF)OCMO futuro das coisasO GeogebraOPMO tamanho do espaçoOutlookPadletPaíses - IBGEPaulo FreirePensando MatematicamentePensamento ComputacionalPhETPISAPlataforma São Paulo - CAEdPoliedros(moldes)População do BrasilPorvirProf. Wilton FilhoProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalQR CodeREMatRevista ParábolaRMURPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaRubem Alves - crônicasSARESP em Revista (*) (**)SketchBookSBEMSBMSobrevivência em CálculoSED - SPSmall pdfTIC na MatemáticaTinyURLTerry TaoUdemyUnesco no Brasil Um livro AbertoUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECWolfram MathWorld WordwallyoucubedZéfiro • ...


?

▼ Seções do Blogue | Acesso Rápido ★

»

?


?

★ Caixas & Surpresas ▬▬▬▬▬▬▬

... Experiências e Surpresas Interativas em caixinhas!😉
?
♦♦♦ Acesse e surpreenda-se ! ♦♦♦