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terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Engenhosidade para encontrar o “xis” da questão


    Júlio é um aluno muito curioso e gosta de se antecipar e enfrentar desafios matemáticos, mesmo quando ainda não aprendeu tudo sobre o tema. Quando seu professor anunciou que na semana seguinte estudariam equações, logo resolveu se preparar e estudar antes da aula. Um dos problemas que encontrou no livro foi:

O dobro de um número menos 6 é dividido por 4, e somando
12 ao resultado obtém-se 7. Qual é esse número?

    Júlio logo pensou em usar o x para representar o valor desconhecido e escreveu o enunciado do problema em linguagem matemática, obtendo uma equação, assim:


    Embora Júlio ainda não tivesse aprendido como resolver equações, ele conseguiu resolver o desafio usando um procedimento muito engenhoso: ele começou de trás para a frente(usando as operações inversas). Acompanhe seu raciocínio.

    Desse modo Júlio descobriu que o número desconhecido é −7. Ser engenhoso para resolver problemas está na moda. Agora é com você: seja engenhoso para aprender Matemática e descubra mais sobre equações e problemas do 1º grau aqui ou aqui.

Adaptado de: BIGODE, Antônio José Lopes. Matemática:
 Projeto Velear. 8º ano EF, São Paulo: Editora Scipione, p.14, 2012.

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