sexta-feira, 30 de junho de 2017
O que é a Matemática?
Com a esperança de acolhermos todos os contextos, eis uma questão renitente que nós, professores e matemáticos, escutamos e insistimos em respondê-la com algo próximo do que seja: O que é a Matemática? Certamente não é um esporte para espectadores, e assim, não podemos deixar de amparar a nossa resposta em grandes mestres.
O ilustre Gilberto Geraldo Garbi, cuja honra de assistir suas aulas tive, diz:
As demais ciências que me perdoem, mas a Matemática é sua soberana. Rainha e, ao mesmo tempo, prestativa servidora de todas as outras, a quem generosamente socorre com clareza e eficácia. Isso é ponto pacífico, já assentado há vários séculos, mas os professores e livros pouco falam de como, ao longo da História, ela conquistou esse merecido status.
No prólogo de “A Rainha das Ciências”, do mesmo autor e cuja leitura recomendo, com minudências temos:
Não há, portanto, exagero em se afirmar que vivemos em um mundo altamente dependente da Matemática e que ela esta presente em tudo à nossa volta, embora a maior parte das pessoas não se aperceba disso e, não raro, afirme detestá-la.
Apesar dessa onipresença da Rainha das Ciências e de sua influência sobre a vida de praticamente todas as pessoas, ainda não se encontrou uma resposta satisfatória a uma pergunta simples, já levantada há mais de dois milênios: O que é a Matemática?
Se procurarmos em um dicionário, encontraremos algo assim: “A Matemática é a ciência das quantidades e das formas”. Tal "definição", embora cubra a Aritmética e a Geometria elementares, deixa de englobar muito daquilo que hoje todos aceitam como parte integrante da Matemática, por exemplo a Análise Combinatória, a Teoria das Probabilidades, as Séries Infinitas, a Teoria dos Números Complexos, o Cálculo Matricial, a Teoria dos Grupos, a Teoria Analítica dos Números, a Teoria dos Conjuntos, a Axiomática, a Lógica Matemática, etc. Segundo os matemáticos americanos Philip Davis e Reuben Hersh, existem atualmente mais de 4.000 ramos da Matemática, dentro dos quais publicam-se, a cada ano, cerca de 200.000 novos teoremas. Não é difícil, então, compreender por que qualquer definição que seja dada para aquela ciência encontrará sempre muitas objeções. Em desespero, algumas pessoas chegam a dizer: “Eu não sei o que é Matemática, mas quando a vejo reconheço-a imediatamente”. Outras preferem dizer, com certa dose de razão: “Matemática é aquilo que os matemáticos fazem”. Ainda outras consideram que é impossível definir o que é a Matemática e que ela, em si mesma, é um conceito primitivo.
Com 4 aulas magníficas do ilustre professor Claudio Possani, do curso de licenciatura em Matemática da UNIVESP, esclarecemos um pouco mais a questão e isso ajuda a compreendê-la e, portanto, nos empenharmos em aprendê-la cada vez mais.
Aula 1 Aula 2
Aula 3 Aula 4
Assinar:
Postar comentários (Atom)

*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!
* Aproveite e conheça nossa história na OBMEP.
▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento
Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.
Roberto Shinyashiki

▼ Por onde andei(o) enquanto... ♫ | Link's
▼ Seções do Blogue | Acesso Rápido ★


Nenhum comentário:
Postar um comentário
►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.