✽ ✽ ✽ Seja bem-vindo(a). Hoje é ✽ ✽ ✽
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|


★★★

sexta-feira, 30 de junho de 2017

O que é a Matemática?


   Com a esperança de acolhermos todos os contextos, eis uma questão renitente que nós, professores e matemáticos, escutamos e insistimos em respondê-la com algo próximo do que seja: O que é a Matemática? Certamente não é um esporte para espectadores, e assim, não podemos deixar de amparar a nossa resposta em grandes mestres.

O ilustre Gilberto Geraldo Garbi, cuja honra de assistir suas aulas tive, diz:

As demais ciências que me perdoem, mas a Matemática é sua soberana. Rainha e, ao mesmo tempo, prestativa servidora de todas as outras, a quem generosamente socorre com clareza e eficácia. Isso é ponto pacífico, já assentado há vários séculos, mas os professores e livros pouco falam de como, ao longo da História, ela conquistou esse merecido status.

   No prólogo de “A Rainha das Ciências”, do mesmo autor e cuja leitura recomendo, com minudências temos:

   Não há, portanto, exagero em se afirmar que vivemos em um mundo altamente dependente da Matemática e que ela esta presente em tudo à nossa volta, embora a maior parte das pessoas não se aperceba disso e, não raro, afirme detestá-la.
   Apesar dessa onipresença da Rainha das Ciências e de sua influência sobre a vida de praticamente todas as pessoas, ainda não se encontrou uma resposta satisfatória a uma pergunta simples, já levantada há mais de dois milênios: O que é a Matemática?
   
   Se procurarmos em um dicionário, encontraremos algo assim: “A Matemática é a ciência das quantidades e das formas”. Tal "definição", embora cubra a Aritmética e a Geometria elementares, deixa de englobar muito daquilo que hoje todos aceitam como parte integrante da Matemática, por exemplo a Análise Combinatória, a Teoria das Probabilidades, as Séries Infinitas, a Teoria dos Números Complexos, o Cálculo Matricial, a Teoria dos Grupos, a Teoria Analítica dos Números, a Teoria dos Conjuntos, a Axiomática, a Lógica Matemática, etc. Segundo os matemáticos americanos Philip Davis e Reuben Hersh, existem atualmente mais de 4.000 ramos da Matemática, dentro dos quais publicam-se, a cada ano, cerca de 200.000 novos teoremas. Não é difícil, então, compreender por que qualquer definição que seja dada para aquela ciência encontrará sempre muitas objeções. Em desespero, algumas pessoas chegam a dizer: “Eu não sei o que é Matemática, mas quando a vejo reconheço-a imediatamente”. Outras preferem dizer, com certa dose de razão: “Matemática é aquilo que os matemáticos fazem”. Ainda outras consideram que é impossível definir o que é a Matemática e que ela, em si mesma, é um conceito primitivo.

   Com 4 aulas magníficas do ilustre professor Claudio Possani, do curso de licenciatura em Matemática da UNIVESP, esclarecemos um pouco mais a questão e isso ajuda a compreendê-la e, portanto, nos empenharmos em aprendê-la cada vez mais.

Parte 1 
Aula 1                                          Aula 2

 
Aula 3                                          Aula 4
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

??????????* Vamos jogar o Tangram? Acesse-o aqui.

*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!

?
Experimente ► 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
?
* Aproveite e conheça nossa história na OBMEP.
?

▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento

0

0

▼ Por onde andei(o) enquanto... ♫ | Link's

ABCÁlgebra e GeometriaAMSANPMaTAoPSBases Matemáticas - UFABCBewisseBNCCBoteco EscolaBrainlyCAE - USPCanvas(Designs)Canvas(Instructure)Cálculo com MapleCálculo com G.A. 1Cálculo com G.A. 2Cálculo ICálculo IICálculo(UnivespTV)Cátedra de Educação Básica - USPCDMC - FGVCentro MatemáticoCIEBCIEBPColeção de questões de MatemáticaComitê Gestor da Internet BRConteúdos Digitais-UFFCF/88(Brasília 2018)Clube de MatemáticaCourseraCurrículo PaulistaCurrículo +CronômetroCrux MathematicorumDesafios da FísicaEducação BaseadaEditora FiEditora Pimenta CulturalEducação e Tecnologias - UFSCARedXEFAP-SPEIOEditor pixlrEMEM(UFSCar)E-CálculoFazGameFebraceGeogebra SPGoConqrGuia da InternetGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaHistória e MatemáticaHistória do ensino da MatemáticaIBGEiea - USPilove PDFIMECCIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiLearncafeLegislação da SEE-SPLD-Matemática-UFSCMAAMalba TahanManifesto dos PioneirosMatematecaMatemática-PTMathwayMathematical EtudesMathematical Intelligencer, TheMatemática em Toda Parte IIMentalidades MatemáticasMatemática na WikipédiaMat/EAD(UFMG)Mestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoodleMoranNIC.brNIEDNiuAlephNoticiário da SBMNovo Ensino Médio - SPNTEM (Lante-UFF)OCMO GeogebraOPMO tamanho do espaçoOutlookPadletPaíses - IBGEPaulo FreirePensando MatematicamentePensamento ComputacionalPhETPISAPlataforma São Paulo - CAEdPoliedros(moldes)População do BrasilPorvirProf. Wilton FilhoProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalQR CodeREMatRevista ParábolaRMURPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaRubem Alves - crônicasSARESP em Revista (*) (**)SketchBookSBEMSBMSobrevivência em CálculoSED - SPSmall pdfTIC na MatemáticaTinyURLTerry TaoUdemyUnesco no Brasil Um livro AbertoUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECWolfram MathWorld WordwallyoucubedZéfiro • ...


?

▼ Seções do Blogue | Acesso Rápido ★

»

?


?