✽ ✽ ✽ Seja bem-vindo(a). Hoje é ✽ ✽ ✽
►| CEM| A²C | P & D| MATEMÁTICA| AUTORES| CONTATO| JOGOS|


★★★

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Um número divino

Já falamos aqui sobre o número (pi), um número irracional muito famoso. Se você fizer uma busca na internet sobre ele verá que existem inúmeras páginas tratando do assunto. Poderá descobrir ainda muitas outras curiosidades, inclusive que existe o dia internacional do “pi”. Más será que não existem outros números curiosos em matemática? Existem. Já ouviu falar em número de ouro, por exemplo? Pois então vamos lá. É um número muito interessante e que possui propriedades, digamos “mágicas” associadas a beleza, perfeição e harmonia. O seu valor foi muito utilizado ao longo dos séculos por matemáticos, cientistas, pintores, artesãos e está também presente na natureza. Ele é representado assim:

cujo valor aproximado é 1,618034. É irracional, é claro. Muitas das construções gregas, o Partenon, por exemplo, foi construído utilizando-se como base o valor de (lê-se: fi). Vejamos uma maneira bem simples de obtermos a representação geométrica do seu valor:

“Desenhe dois quadrados unidos por um lado comum formando o retângulo ABCD, com lados que medem respectivamente 1 e 2 unidades de comprimento. A diagonal AC intersecta o lado comum aos dois quadrados no ponto P. Com centro no ponto P, traçamos uma circunferência de diâmetro 1, que intersecta AC nos pontos M e N. Assim obtemos o segmento AN cuja medida corresponde ao famoso número de ouro”. Veja a figura como fica:

Existem inúmeras outras curiosidades sobre esse número (Pesquise!), mas vou ficar por aqui com uma última provocação.(meu negócio é esse !!!). É possível, a partir da figura, comprovar algebricamente que a medida do segmento AN é o número de ouro.Você consegue? Tente. Não deixe de apresentar todos os cálculos realizados. Sucesso!

2 comentários:

  1. a varias formas de responder essa conta,uma delas e usar a formula de pitagoras. :)

    ResponderExcluir
  2. usamos a formula de pitagoras que e ...
    "Hipotenusa ao quadrado é igual a soma dos quadrados dos catetos"
    Na forma simbolica:

    h² = b² + c²

    ou seja:
    H= hipotenusa
    b e c = catetos


    h² = b² + c²
    h² = 2² + 1²
    h² = 5
    h = √5
    h = 2,2360679 ->a,c

    2,2360679 ÷ 2 = 1,1180339 ->a,p
    h = 1,1180339 + 0,5
    h = 1,6180339.... ->a,n
    pronto a distancia de (a,n)e igual ao numero de ouro.

    ResponderExcluir

►ATENÇÃO - Leia a política para comentários na página de contato.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

??????????* Vamos jogar o Tangram? Acesse-o aqui.

*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!

?
Experimente ► 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
?
* Aproveite e conheça nossa história na OBMEP.
?

▼ Reflita | Uma pausa, um pensamento

0

0

▼ Por onde andei(o) enquanto... ♫ | Link's

ABCÁlgebra e GeometriaAMSANPMaTAoPSBases Matemáticas - UFABCBewisseBNCCBoteco EscolaBrainlyCAE - USPCanvas(Designs)Canvas(Instructure)Cálculo com MapleCálculo com G.A. 1Cálculo com G.A. 2Cálculo ICálculo IICálculo(UnivespTV)Cátedra de Educação Básica - USPCDMC - FGVCentro MatemáticoCIEBCIEBPColeção de questões de MatemáticaComitê Gestor da Internet BRConteúdos Digitais-UFFCF/88(Brasília 2018)Clube de MatemáticaCourseraCurrículo PaulistaCurrículo +CronômetroCrux MathematicorumDesafios da FísicaEducação BaseadaEditora FiEditora Pimenta CulturalEducação e Tecnologias - UFSCARedXEFAP-SPEIOEditor pixlrEMEM(UFSCar)E-CálculoFazGameFebraceGeogebra SPGoConqrGuia da InternetGregos e TroianosHorário de VerãoHistória da MatemáticaHistória e MatemáticaHistória do ensino da MatemáticaIBGEiea - USPilove PDFIMECCIMOInterdisciplinaridadeIsto é MatemáticaLaifiLearncafeLegislação da SEE-SPLD-Matemática-UFSCMAAMalba TahanManifesto dos PioneirosMatematecaMatemática-PTMathwayMathematical EtudesMathematical Intelligencer, TheMatemática em Toda Parte IIMentalidades MatemáticasMatemática na WikipédiaMat/EAD(UFMG)Mestrado IFSP-SPMestrado USP-SPMídias Digitais-UFRGSMídias na EducaçãoMPEM-USPMoodleMoranNIC.brNIEDNiuAlephNoticiário da SBMNovo Ensino Médio - SPNTEM (Lante-UFF)OCMO GeogebraOPMO tamanho do espaçoOutlookPadletPaíses - IBGEPaulo FreirePensando MatematicamentePensamento ComputacionalPhETPISAPlataforma São Paulo - CAEdPoliedros(moldes)População do BrasilPorvirProf. Wilton FilhoProfmatProjeto PólyaProf. Jorge Nuno SilvaProf. NicolauProf. Nilson J. MachadoProf. Jacir VenturiProf. Walter TadeuProf. Luiz FreitasProfessor DigitalQR CodeREMatRevista ParábolaRMURPM-Revista do Professor de MatemáticaRevista Gazeta de MatemáticaRubem Alves - crônicasSARESP em Revista (*) (**)SketchBookSBEMSBMSobrevivência em CálculoSED - SPSmall pdfTIC na MatemáticaTinyURLTerry TaoUdemyUnesco no Brasil Um livro AbertoUsuários do ExcelUnivespVeducaWebcalcWebeduc-MECWolfram MathWorld WordwallyoucubedZéfiro • ...


?

▼ Seções do Blogue | Acesso Rápido ★

»

?


?