cujo valor aproximado é 1,618034. É irracional, é claro. Muitas das construções gregas, o Partenon, por exemplo, foi construído utilizando-se como base o valor de (lê-se: fi). Vejamos uma maneira bem simples de obtermos a representação geométrica do seu valor:
“Desenhe dois quadrados unidos por um lado comum formando o retângulo ABCD, com lados que medem respectivamente 1 e 2 unidades de comprimento. A diagonal AC intersecta o lado comum aos dois quadrados no ponto P. Com centro no ponto P, traçamos uma circunferência de diâmetro 1, que intersecta AC nos pontos M e N. Assim obtemos o segmento AN cuja medida corresponde ao famoso número de ouro”. Veja a figura como fica:
Existem inúmeras outras curiosidades sobre esse número (Pesquise!), mas vou ficar por aqui com uma última provocação.(meu negócio é esse !!!). É possível, a partir da figura, comprovar algebricamente que a medida do segmento AN é o número de ouro.Você consegue? Tente. Não deixe de apresentar todos os cálculos realizados. Sucesso!
a varias formas de responder essa conta,uma delas e usar a formula de pitagoras. :)
ResponderExcluirusamos a formula de pitagoras que e ...
ResponderExcluir"Hipotenusa ao quadrado é igual a soma dos quadrados dos catetos"
Na forma simbolica:
h² = b² + c²
ou seja:
H= hipotenusa
b e c = catetos
h² = b² + c²
h² = 2² + 1²
h² = 5
h = √5
h = 2,2360679 ->a,c
2,2360679 ÷ 2 = 1,1180339 ->a,p
h = 1,1180339 + 0,5
h = 1,6180339.... ->a,n
pronto a distancia de (a,n)e igual ao numero de ouro.