Traduzir corretamente para a linguagem algébrica enunciados de situações problema e vice-versa ainda é uma dificuldade observada entre nossos alunos que, para ser superada, requer treino e maior diversidade de situações problema envolvendo essas conversões. Esse é um problema interessante pelo contexto e pela criatividade, pois além do objetivo de encontrar a solução podemos também explorar e observar a tradução da linguagem materna para a linguagem algébrica ou seja, equacionar o problema. Para que isso ocorra sem grandes conflitos comece organizando as informações assim:
domingo, 30 de dezembro de 2012
Caqui com Matemática
O
caqui é uma fruta originária da China, o cultivo do caquizeiro é feito em
várias partes do mundo de clima temperado e subtropical, uma vez que a planta
se desenvolve em regiões com temperaturas mais agradáveis. Por aqui, Itatiba (município
do estado de São Paulo) é considerada a terra do caqui. Concentra praticamente
30% de sua área dedicada ao cultivo. São 162 hectares com uma produção
anual de mais de 4 mil toneladas. A fruta possui um alto valor calórico se
comparado com outras: cada 100 g contém cerca de 65 calorias sendo assim muito recomendada
para pessoas que desenvolvem intensa atividade física. Além disso, é rico em
vitaminas A e C, possui cálcio, ferro, proteínas e é considerado alcalinizante
e antioxidante. Todos os anos a beleza do fruto é exposta na festa do caqui onde
o público visitante encontra ainda produtos derivados, como doces,
compotas, geléias, vinhos, licores e cachaça. Seu Jorge
é um tradicional produtor e expositor que vende caqui na festa por unidade. Para
os fregueses mais antigos ele oferece a cada R$ 10,00 comprados de caqui, 5
caquis a mais. Fazendo assim ele conclui que, para esses fregueses, é
como se vendesse a dúzia com um desconto de R$ 4,00. Quantos caquis é possível
comprar com R$ 10,00?
Traduzir corretamente para a linguagem algébrica enunciados de situações problema e vice-versa ainda é uma dificuldade observada entre nossos alunos que, para ser superada, requer treino e maior diversidade de situações problema envolvendo essas conversões. Esse é um problema interessante pelo contexto e pela criatividade, pois além do objetivo de encontrar a solução podemos também explorar e observar a tradução da linguagem materna para a linguagem algébrica ou seja, equacionar o problema. Para que isso ocorra sem grandes conflitos comece organizando as informações assim:
Traduzir corretamente para a linguagem algébrica enunciados de situações problema e vice-versa ainda é uma dificuldade observada entre nossos alunos que, para ser superada, requer treino e maior diversidade de situações problema envolvendo essas conversões. Esse é um problema interessante pelo contexto e pela criatividade, pois além do objetivo de encontrar a solução podemos também explorar e observar a tradução da linguagem materna para a linguagem algébrica ou seja, equacionar o problema. Para que isso ocorra sem grandes conflitos comece organizando as informações assim:
•
Destaque os dados conhecidos e necessários ( o que se sabe );
•
Represente por letras (incógnitas) o que o problema pede;
•
Relacione os dados conhecidos com as incógnitas para se obter uma ou mais equações.
Gostou do problema? Apresente a equação que traduz o problema e resolva-o. Se encontrar a solução não se esqueça de comentar aqui ok?
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*O Portal da Matemática OBMEP oferece gratuitamente, a todos os estudantes do país, materiais didáticos de qualidade relacionados à grade curricular do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já utilizamos e incentivamos nossos estudantes a utilizarem, cada vez mais esses materiais. Complemente e aprofunde seus estudos com videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico e aplicativos iterativos. Aproveite!!
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Sejam todos Bem vindos!!!
ResponderExcluirProf. Carlos